A culinária mexicana está ficando cada vez mais popular entre os brasileiros e quase todos os dias, diversos restaurantes que tem foco nesse tipo de culinária têm sido abertos no Brasil, o que fortalece ainda mais a cultura mexicana.
É justamente por conta desse sucesso que falaremos hoje sobre esse tipo de culinária milenar e muito saborosa. ela já passou por muitas fases e teve suas bases a mais de 8 mil anos atrás, tendo uma grande influência nas colônias espanholas.
A culinária mexicana foi considerada como um patrimônio cultural da humanidade em 2010 pela UNESCO, isso porque contém no seu processo algumas práticas e técnicas milenares. Dentre elas destaca-se a nixtamalização do milho.
- Fortes temperos:
Uma das principais características da comida mexicana são seus temperos fortes e marcantes, no entanto, poucos conhecem a sua real história, influências e até mesmo origem. A culinária mexicana possui seus ingredientes principais.
Além do milho, existem alguns ingredientes que tem origem indígena como o tomate, abóbora, abacate, cacau e até mesmo baunilha. Uma grande curiosidade desse tipo de culinária é o uso da caveira, representando o Dia dos Mortos.
Essa prática é usada na gastronomia, mas tem bases na cultura do país. Durante essa festa de verdade, os pratos mais comuns são as tortilhas de milho e tamais. No entanto, o sucesso se dá por conta das caveiras de doce, que são sempre enfeitadas e coloridas.
Outro alimento típico da festa é o pan de muerto, sendo um pão doce totalmente enfeitado com figuras que geralmente são de crânios e alguns elementos mórbidos, polvilhados por açúcar.
- Bebidas Típicas:
Já quando falamos das bebidas, as duas bebidas mais famosas são as atole e pulque, sendo destaque no país inteiro e colocadas nos “Altares dos Mortos” durante a festa do Dia dos Mortos, servidas como oferendas.
Essa culinária também se destaca pela Tequila, que é bem tradicional e muito consumida em diversos bares do México. Existe também uma bebida tradicional e muito consumida nos bares de diversos outros países que é tomada com espécies de vermes vivos no copo.
As principais bebidas variam de acordo com o lugar onde foram inventadas, mas são feitas principalmente usando álcool de cana, casca de árvore, milho e algumas ervas. As bebidas também variam de acordo com o lugar e algumas são consideradas sagradas.
- Chocolate:
O chocolate também é uma tradição muito saborosa no México e ele faz qualquer culinária obter sucesso. Na culinária mexicana ele é consumido principalmente em forma de bebida, mas como a culinária depende da região, algumas receitas de carne contém esse ingrediente.
Na região sudeste, os pratos e receitas são baseadas em vegetais e carne de galinha. existe também a culinária tex-mex, que combina a culinária mexicana com a culinária do Sudoeste dos Estados Unidos.
- Receitas famosas:
Existem diversos pratos que são muito famosos no México, mas a guacamole e o bonito são os dois mais conhecidos e que mais fazem sucesso no Brasil. A guacamole pode ser consumida com nachos utilizada como recheio para diversos pratos e saladas.
É um prato que pode ser feito com abacate, tomate, cebola e diversos outros temperos. Já o burrito, é uma tortilha enrolada com recheio de queijo, feijão, carne e diversos outros ingredientes possíveis.
- Conclusão:
Se você ainda não provou nem o tipo de prato típico da culinária mexicana, saiba que está perdendo pratos com sabores únicos e que agradam o paladar de milhares de pessoas há milhares de anos.
Trata-se de uma culinária rica em cultura e sabores que tem se expandido pelo mundo inteiro, desde suas comidas à bebidas típicas!
Aprenda fazer Guacamole, clicando no link!
Deixe um comentário