Durante os séculos, os povos indígenas, os africanos e os europeus passaram pelo Brasil e deixaram muitos legados por aqui, que podem ser vistos nas nossas tradições, costumes locais e também na culinária brasileira. Trouxeram receitas bem antigas e as adaptaram aos nossos ingredientes locais e aos costumes culinários.
Características da culinária brasileira nas regiões do Brasil
Hoje, comemos todos os muitos alimentos que são indígenas que eram cultivados no período anterior à chegada dos portugueses aqui: o abacaxi, o maracujá, cacau, caju, o açaí, o guaraná, a castanha-do-pará, o mate e goiaba. Além disso, cada uma das regiões formou a sua tradição culinária através de uma boa mistura de tradições e culturas.
Região Norte
A comida do norte aqui do Brasil é muito influenciada pelos ingredientes e culturas indígenas da Amazônia. As cidades desa região possuem uma grande variedade das frutas exóticas que não são encontradas em nenhum outro lugar em todo o mundo, além de vários peixes em seus vários rios. Alguns pratos típicos são: o açaí, tacacá, o tucupi e o tambaqui na brasa.
Região Nordeste
Nas cidades que são litorâneas, principalmente em Salvador, a influência africana é bem evidente. Os ingredientes predominantes são: o coco, a mandioca, o feijão-fradinho, quiabo, a pimenta e dendê.
Por exemplo, os pratos característicos do Nordeste são os caranguejos e peixes do mar, conhecidos como o vatapá, vários pratos de vagem de quiabo, além do chamado de acarajé, um prato frito de farinha de feijão misturado com os temperos quentes. Além da moqueca baiana e do bobó de camarão.
Região Centro Oeste
O Centro-Oeste tem a farinha de mandioca como a herança da culinária indígena e alguns dos hábitos alimentares de países vizinhos, como as salteñas bolivianas e a sopa paraguaia, que atravessaram toda a fronteira.
Além disso, a região utiliza muitos dos temperos especiais na culinária, como o gengibre, o açafrão, pequi e a jurubeba. Os pratos típicos dessa região são arroz com pequi, o caldo de piranha, a paca ensopada, banana-da-terra e a galinhada.
Região Sudeste
A região é a maior produtora mundial do café, do açúcar e laranja. Italianos, os alemães, japoneses, eslavos e os libaneses emigraram para o Brasil nos séculos XIX e XX e trouxeram suas diversas culturas e seus costumes, que foram ‘abrasileirados’ ao longo das décadas.
A culinária em Minas Gerais é apontada como uma das melhores aqui do Brasil e é muito conhecida por seu sabor bem característico de comida caseira. Os pratos típicos dessa região são: o frango caipira com quiabo, a vaca atolada, feijão tropeiro, o sanduíche de mortadela, o Romeu e Julieta (goiabada com queijo).
Região Sul
As regiões citadas tiveram uma significativa com influência afro-brasileira nas culturas, o que não ocorreu tanto na região Sul. Apesar de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ter sido uma das maiores populações afro-brasileiras desde a época colonial, essa influência foi se perdendo com a chegada de imigrantes europeus, no século XIX.
A comida na região Sul tem características europeias: as carnes curadas, vinho, cerveja, as frutas cítricas, pão, laticínios e carne Angus. A cozinha italiana e a alemã também são bem populares, provavelmente mais populares do que os mais tradicionais pratos nacionais brasileiros. Os principais pratos típicos são: o churrasco, o arroz carreteiro e ochimarrão.
Pratos típicos da culinária brasileira em qualquer região
Além de tudo isso, há refeições, os lanches e os refrescos que podem ser encontrados em todas as regiões aqui do Brasil. Em botecos, em restaurantes, praças de alimentação, em feiras populares, entre outros, você encontra: a coxinha, a feijoada, o pastel de feira, o beiju de tapioca, o pão de queijo e pudim de leite condensado.
Leia também sobre as Melhores massas!
Deixe um comentário