Existem diversos de tipos de massa, que combinam muito com diferentes tipos de preparo. Confira nossas dicas neste texto a seguir.
Seja a versão mais tradicional como a do molho de tomate, que é muito presente nos almoços cotidianos ou aquele conchiglione que é recheado e em ocasiões especiais, os diversos tipos de massas estão sempre presentes à mesa de alguma forma.
As massas são com ingredientes extremamente versáteis e que também podem ser preparadas das mais variadas formas e com aliados aos mais diversos ingredientes.
Contudo, para melhorar ainda mais esta sua experiência é possível também aliar cada um dos tipos da massa a um tipo de preparo bem específico. Isso tornará o prato ainda mais saboroso e bem harmônico.
Quais os melhores tipos de massa para cada tipo preparo?
As massas são os ingredientes chaves em qualquer cozinha, são extremamente versáteis, combinam com os mais variados pratos e também acompanhamentos.
Ao combinar as massas com outros ingredientes o prato torna-se ainda mais gostoso, tornando essa experiência culinária super saborosa.
Para te ajudar ainda mais a acertar nas refeições, trouxemos mais algumas dicas para você escolher os melhores tipos de massa para cada preparo.
Molhos encorpados
As massas em formato mais curto são ideais para poder combinar com molhos mais encorpados, como o molho bechamel e o molho bolonhesa, por exemplo.
Esses molhos que são mais encorpados podem ainda ser combinados com outros ingredientes, como os legumes, os queijos e carnes, incrementando ainda mais o sabor do prato.
As massas parafuso, a rigatoni e o penne, são exemplos de massas secas e ideais, pois seus formatos permitem maior aderência ao seu molho.
Contudo as massas mais frescas deixam o prato ainda mais equilibrado e bem saboroso, afinal de contas nada melhor do que poder combinar um molho fresco com uma massa com um gostinho caseiro também, não é mesmo?
Por este motivo listamos também algumas sugestões de massa fresca que combinam também muito bem com molhos encorpados. São elas:
- Conchiglioni;
- Sfogliati;
- Canelone;
- Rondelli;
Para molhos ralos
Os molhos mais ralos, como por exemplo o molho sugo, pesto e carbonara, combinam muito bem com massas que são mais “pesadas”, que dão mais volume e equilibram todo o prato.
Massas secas como o espaguete, o fettuccine e ninhos são opções para serem usadas com ele.
Quando falamos em preparos com as massas frescas, a escolha pode variar de acordo com o seu gosto pessoal.
Algumas opções são:
- Conchiglioni;
- Sfogliati;
- Canelone;
- Rondelli;
- Nhoque recheado.
Para grelhar
Além das versões mais tradicionais de preparos dos diversos tipos das massas, podemos prepará-las de formas bem diferentes.
Grelhar as massas pode ser também uma dica diferente, mas muito saborosa. Imagina aquela massa recheada com aquela maravilhosa crostinha crocante ao redor? É de dar água na boca.
As massas frescas são bem perfeitas para isso, podendo ser utilizadas massas com ou sem o recheio.
- Nossas dicas de massa para grelhar são:
- Nhoque de batata com ou sem recheio;
- Nhoque de mandioquinha com ou sem recheio;
- Nhoque de espinafre com ou sem recheio;
- Nhoque de batata doce;
Deixe um comentário