A farofa é uma receita bem versátil que combina com o seu almoço, com o jantar e também com a ceia de Natal. Feita com a farinha de mandioca, essa receita fica bem temperada com os ingredientes como o bacon, a linguiça, a uva-passa, a salsinha e a hortelã. Simples de fazer, o seu acompanhamento fica pronto em menos dos 30 minutos.
Se você preferir uma farofa mais molhadinha, você pode trocar a margarina pela manteiga. Porém, se você a prefere mais crocante, pode também torrar a farinha de mandioca para obter o seu resultado. Confira como fazer!
Ingredientes
Farofa
- Meio quilo da farinha da mandioca torrada
- 250 gramas do bacon em cubos
- 200 gramas da linguiça sem a pele
- 3 colheres de sopa da margarina
- 5 dentes de alho bem amassados
- 1 cebola bem picada
- 50 gramas de uvas-passas
- Salsinha bem picada a gosto
- Hortelã bem picada a gosto
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Numa panela, coloque toda a manteiga, o bacon picadinho e deixe fritar bem.
- Aos poucos, vá adicionando toda a linguiça e deixe fritar bem.
- Acrescente também o alho, deixe dourar bem, e, então, junte a cebola bem picada, misturando tudo.
- Inclua a farinha, misture e deixe dourar bem.
- Acrescente também a salsinha e o hortelã.
- Por fim, incorpore a uva-passa e também o sal.
- Misture bem todos esses ingredientes, desligando o fogo em seguida.
A farofa é bem versátil e pode ser feita com os ingredientes diversos. Se você está planejando a sua ceia de Natal, a farofa de Natal é uma ótima opção e prática com o bacon e os ovos. A farofa de banana-da-terra e também a farofa de cebola mais crocante também são as boas sugestões de acompanhamento
O Que é Farofa?
A Farofa é um prato bem típico aqui do Brasil que muitas e muitas pessoas acham que teve origem nesse período colonial. Ela é feita da farinha de mandioca e geralmente é também servida com o arroz, a carne, o churrasco e com a super famosa feijoada brasileira. Os brasileiros gostam muito de comê-la quase todos os dias, simplesmente não podemos viver sem a farofinha.
Por ser um prato bem fácil de preparar e de baixo custo, é bem comum entre os trabalhadores. A farofa pode ser também encontrada em pacotes industrializados, mas também podem ser feitas em casa, seguindo as receitas de família que variam de acordo com a sua região do país. É uma comida bastante gostosa que quase todos os brasileiros amam muito.
Como falamos aqui antes, a farofa não é um prato que foi feito para ser comido como o prato principal. Geralmente é também servida com os outros pratos e é um acompanhamento bem perfeito para arroz, para o feijão e a carne. Por mais que os brasileiros amem muito comer farofa, muitos estrangeiros acham bem estranho. Algumas pessoas dizem que é como comer a areia. Talvez a sua textura seja estranha para as pessoas que não estão acostumados, mas com certeza não tem o gosto de areia! Os temperos e também o bacon fazem uma mistura de sabores bem maravilhosa.
A origem da farofa veio antes mesmo do período colonial. Provavelmente a farofa já apareceu com os Tupi-Guarani (o grupo de indígenas nativos aqui do Brasil) e sua invenção precedeu toda a colonização portuguesa no Brasil. Historiadores gastronômicos acreditam muito que os indígenas precisavam se satisfazer a fome com uma comida bem mais nutritiva. Então eles colocavam a farinha em uma casca vazia da tartaruga e colocavam para poder assar. Foi assim que nasceu a farofa brasileira!
Deixe um comentário