Qual a diferença entre gastronomia e culinária?

Transformar os ingredientes variados nos pratos saborosos exige a técnica, conhecimento e muito mais sensibilidade. Ao longo do tempo, o estudo do preparo das comidas foi sendo aperfeiçoado, e virou até um curso em universidades em todo o mundo. Mas afinal, qual é então a diferença entre culinária e a gastronomia?

Entender esses dois conceitos é fundamental para quem deseja transformar essa paixão por cozinhar em uma verdadeira carreira. Ou até mesmo poder melhorar as habilidades na cozinha e comer bem.

Neste texto, vamos entender qual é essa diferença entre a culinária e a gastronomia, o que define cada um desse conceito e quais os primeiros passos para poder trabalhar na área.

Qual é a diferença entre a culinária e a gastronomia?

Apesar de parecer mesmo a mesma coisa, existe diferença entre a culinária e a gastronomia! São 2 conceitos diferentes, de abordagens diferentes, mas que fazem parte de uma mesma área do conhecimento.

Conhecida como a “arte de cozinhar”, a culinária é um ato de criar os pratos e as receitas, e vai da escolha desses ingredientes até a hora de servir no prato. Tem com o seu foco nos fatores regionais e os culturais que marcam a maneira que cada tipo de sociedade se alimenta.

A culinária é uma das áreas que estão presentes na gastronomia, que pode ser bem definida como a ciência da cozinha. A gastronomia também aborda os materiais e as técnicas utilizadas para o seu preparo, gestão de alimentos e de restaurantes e do empreendedorismo. Além de estudar o preparo dessa comida, a cultura e a história de toda a alimentação.

Ficou bem claro qual é a diferença entre a culinária e a gastronomia? Continue a leitura e aprenda mais sobre cada um desse conceito!

O que é culinária?

Você provavelmente já foi em um certo restaurante de comidas asiáticas. Ou até mesmo seja um enorme fã da cozinha baiana. Mesmo sem falar o nome desses pratos, a sua cabeça associou esses certos conceitos ao sushi ou até o acarajé. Isso acontece porque cada sociedade possui a sua própria culinária.

No dia a dia, a culinária está sempre presente em nossos hábitos. Seja no feijão e com arroz que alimenta a grande parte dos brasileiros, seja no bolo com o cafezinho ao final da tarde, a uma alimentação é um importante traço de toda nossa cultura. E é assim em todo lugar.

A culinária reúne também os conhecimentos alimentares dos diferentes tipos de povos e de culturas, e está relacionada com a forma como os consumimos a comida. Vamos ver um pouquinho mais sobre as diferentes variedades da culinária conhecidas em todo o mundo!

Qual a diferença entre gastronomia e culinária?

Culinária Asiática

A cozinha asiática é uma das que são mais conhecidas e admiradas em todo o mundo, com os seus sabores exóticos e as técnicas inusitadas. Do simples sushi aos pratos mais sofisticados de países orientais, é fácil reconhecer toda a comida asiática, e é difícil não se apaixonar bastante por ela.

Maior continente do planeta, a Ásia possui muitas diferenças regionais que são passadas também para toda a culinária. A cozinha típica chinesa é bem rica e variada. Na região, é bem comum utilizar as técnicas para o uso do sal e também da gordura que tornam a comida bem diferente da dos outros países.

Já a cozinha asiática dos países como o Sri Lanka e Vietnã utilizam os outros métodos e as técnicas do preparo que modificam totalmente a culinária desses locais em comparação ao restante de todo o continente.

Culinária Europeia

Cada país da Europa tem as características regionais próprias que influenciaram bem diretamente a sua culinária. A geografia e o clima agem sobre esses ingredientes. Por isso, as técnicas de preparo e de conservação são diferentes e as receitas são bem únicas e conhecidas no mundo todo.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *