Culinária portuguesa

Culinária portuguesa

A culinária portuguesa nasce na terra. É uma comida camponesa bem saudável cheia de sabores bem fortes. Muitos desses sabores são as referências a nível mundial da Gastronomia de Portugal.

Como exemplo, podemos citar aqui o famoso bacalhau que mudou totalmente o curso da história portuguesa.

Quando se descobriu que esse belo peixe branco capturado nas águas escandinavas bem frias podia ser seco e ser mantido por longos períodos, os marinheiros puderam fazer as longas viagens de descoberta a novas terras.

O bacalhau é muito amado agora que existem os livros de receitas inteiramente dedicados a ele, com uma grande variedade de receitas em todo o mundo.

Mas, não é apenas do bacalhau que só vive a culinária portuguesa, conheça um pouco melhor sobre ela agora abaixo:

Culinária portuguesa

História da Culinária Portuguesa

 Durante o século XV, o Príncipe Henrique, um Navegador, ordenou que todos seus exploradores trouxessem de volta para Portugal as frutas, as nozes e as plantas exóticas de novas terras.

Como o resultado, a Era das Descobertas afetou bem dramaticamente a culinária em Portugal e em todo o mundo.

Tomates e as batatas foram levados para toda a Europa, abacaxi brasileiro foi introduzido nos Açores.

As pimentas cresceram na Angola, café africano foi transplantado para todo o Brasil, a castanha de caju foi desembarcada na África e na Índia e até os chás foram apresentados aos europeus.

Hoje, o gosto português por alguns ingredientes como a canela ou o curry em pó, por exemplo, também é um legado dessa época. Mas outras culturas vinham sempre introduzindo novos alimentos em Portugal há séculos antes disso.

Os romanos trouxeram o trigo e introduziram as cebolas, o alho, as azeitonas e as uvas. Mais tarde, os mouros foram os primeiros a plantar o arroz e os figos. Plantaram os bosques de limões e de laranjas. Também cobriram a província do Algarve com as amendoeiras.

  • O bacalhau e sua importância para os portugueses

 Hoje em dia a culinária portuguesa varia regionalmente, mas o peixe e o marisco fresco são encontrados em praticamente todos os tipos de menus, tanto que o bacalhau é um prato nacional.

Os portugueses são obcecados por ele desde o início do século XVI, quando os seus barcos de pesca chegaram à Terra Nova.

Os marinheiros salgavam o bacalhau e secavam ao sol as suas capturas para que durassem a longa jornada da volta para sua casa, e hoje existem as 365 maneiras diferentes de prepará-lo, uma para cada dia do ano.

As sardinhas grelhadas e o carapau também são populares nas cidades mais costeiras, e há também uma boa mistura de outros tipos de peixe é colocada em um ensopado chamado de “Caldeirada”.

O país está repleto de muitos restaurantes especializados nos frutos do mar, muitos deles com a exposições artísticas das lagostas, dos camarões, das ostras e dos caranguejos.

Para experimentar uma mistura dessas, coma o bom e rico arroz de frutos do mar, “arroz de marisco”.

Culinária portuguesa

  • Características da Culinária Portuguesa

 O bacalhau salgado que tem sido sempre o principal ingrediente da dieta do país há séculos. Outras seleções mais populares dos peixes incluem a sardinha, a lagosta, o camarão, o polvo, a enguia, o dourado e o robalo.

A carne de porco, que é especialmente o leitão assado, é imensamente popular, assim como a cabra e, dependendo também da região, certas carnes da caça.

Para o sabor que é mais doméstico, a carne bovina, o peru e o frango são predominantes.

Carne ou peixe são os seus acompanhamentos em uma refeição são geralmente o arroz e as batatas, além de uma salada mista com alface, tomate e a cebola fatiada.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *