A França possui os cenários históricos, as atrações culturais e as paisagens naturais. Porém, há também outro motivo para você poder viajar para o país: a culinária francesa. Afinal, o país é o responsável por muitos dos pratos que são consumidos atualmente em todo o Ocidente.
Portanto, nada melhor do que ter a boa chance de experimentar essas comidas no local de origem delas, não é verdade? De quebra, toda essa experiência ainda traz um novo olhar sobre essa história, os costumes e as tradições dessa grande nação.
Por tudo isso que falamos aqui, nós trouxemos um texto com algumas das receitas que são mais populares do país. Se você pretende passear ou de morar na França, tome nota de quais são elas!
Qual é a história da culinária francesa?
Quando se fala em gastronomia, é difícil não lembrar de imediato de toda a culinária francesa. Afinal, durante a Idade Média, a França foi bem referência em todo o continente europeu por:
- criar os pratos que mesclam os diversos ingredientes;
- estabelecer as categorias dos pratos (entradas, os pratos principais e sobremesas);
- difundir as regras da etiqueta à mesa (sobre como se deve comer e se servir);
- fomentar toda a criação de uma alta gastronomia.
Além disso, os seus pratos influenciaram muito a criação de outros, como na Itália e em Portugal. Porém, você sabe qual é a origem real da culinária francesa?
A resposta pode mesmo surpreender: não existe uma só origem, mas sim de três. A primeira delas tem muito a ver com os celtas originários desse território francês. Conhecidos como os gauleses, eles viveram nessa região por séculos até a expansão de todo o Império Romano.
Apesar de serem várias as tribos com as culturas e as tradições diferentes entre si, eles compartilhavam muitos dos hábitos alimentares. Em especial, aqueles que transformavam as suas refeições em verdadeiros banquetes. Para eles, não podiam faltar os bons vinhos, por exemplo.
Além disso, era de praxe as carnes assadas em diferentes pontos e de guarnições com múltiplos cereais cultivados ao longo de todo ano. Tudo isso acabou sendo muito absorvido e aprimorado pelos franceses no dia a dia.
Já ao sul da França, outra grande influência gastronômica se formou: a mediterrânea. Ela é bastante sazonal, já que tem como a base os peixes e os frutos do mar de cada época do ano. Entretanto, ganhou mais força pela cultura de pesca da área.
A terceira e última grande origem dessa culinária francesa está na Normandia. Um local ao norte do país, onde historicamente fica a pecuária sempre foi muito presente, principalmente o caso do gado leiteiro. Por conta disso, a região incorporou os derivados do leite em várias receitas e se tornou uma forte exportadora dos queijos.
Quais as características da culinária francesa?
Algumas das características que se sobressaltam na culinária francesa atual. É o caso do uso bem recorrente das ervas aromáticas no preparo desses alimentos e da forte presença das harmonizações entre os pratos e as bebidas. Em especial, os vinhos e os espumantes.
Afinal, para os franceses, essa experiência de comer bem não fica somente na comida. Ao contrário, engloba tudo o que vai à sua mesa. Outro ponto importante é que a França também se tornou uma boa referência quando o assunto é pâtisserie. Isto é, a confeitaria. Algo que ganhou bastante força durante o reinado de Luís XVI e Maria Antonieta.
Portanto, ao visitar esse país, você encontrará uma infinidade de doces com os sabores, as cores e os formatos que são uma experiência única para o nosso paladar.
Deixe um comentário