Como controlar o ponto da carne?

A carne é algo muito consumido no Brasil e em outros países do mundo, sendo até o principal ingrediente em muitas receitas, seu ponto pode variar bastante de acordo com sua espessura e da temperatura do fogo na hora de assar ou cozinhar.

Tem pessoas que preferem a carne mais assada e tem aqueles que gostam da carne menos assada, isso depende bastante de paladar para paladar, o importante é saber como chegar o ponto ideal que deseja.

A escolha da carne

A primeira coisa que deve ser feita para conseguir chegar em qualquer ponto de carne é a escolha da carne ideal para a receita.

Cada parte do animal tem uma receita própria de preparo, e isso varia muito dependendo do animal, como por exemplo o bife que normalmente vem da parte traseira do boi e por ser uma parte mais grossa seu preparo requer mais atenção.

A grossura do corte da carne também influencia no seu ponto, pois quanto mais grosso for o corte mais longo será o tempo de cozimento. Opte por utilizar a gordura da própria carne ou gordura animal natural pois assim a carne ficará mais suculenta.

Como controlar o ponto da carne

A escolha da panela

Caso não vá usar uma grelha, busque utilizar uma frigideira antiaderente pois estas são ideais para esse tipo de preparo.

Coloque o óleo na frigideira apenas quando ela estiver bem quente, provavelmente depois de uns 2 minutos no fogo, para que o óleo não queime até o momento de colocar a carne e o gosto de queimado influencie no sabor.

Deixe a carne em paz. Busque não mexer muito na carne durante o processo de cozimento, pois a carne precisa de um tempo para assar dos dois lados de forma uniforme e sem perder o ponto.

Então, após colocar a carne na frigideira não fique a virando toda hora, espere até que a parte de baixo comece a ficar num tom marrom ou quando a parte de cima (a parte visível) comece a presentar gotas de sangue.

Usando o termômetro

Uma técnica para descobrir o ponto da carne é utilizando um termômetro próprio para esse tipo de uso. Muitos chef’s de restaurantes renomados já afirmaram que utilizam desse método para controlar o ponto da carne.

A carne mal passada possui a temperatura entre 50 a 55 graus Celsius. Já a carne bem passada pode varias entre 77 a 100 graus Celsius. E por fim, a carne ao ponto pode chegar a 60 até 65 graus Celsius.

Esse método é bem simples e fácil de usar, basta ficar atento as temperaturas mencionadas anteriormente e conseguirá fazer aquele churrasco que agrada a todos os paladares.

Como controlar o ponto da carne

Teste do rosto

Existe um truque bem fácil para descobrir o ponto da carne e é usando o rosto. Não estou dizendo para literalmente usar o rosto, o recomendado é você tocar no seu rosto, pode não parecer fazer sentido, mas não se preocupe pois realmente ajuda.

Toque seu rosto com sua mão, a carne mal passada terá a mesma textura que sua bochecha, a carne ao ponto terá a mesma textura que seu queixo e a carne bem passada terá a mesma textura que sua testa.

 

Por fim, horas de cozinha ajudam a te dar experiência

Quanto mais você cozinha, mais vai tendo sensibilidade de sentir o equilíbrio dos pratos. A experiência vem aos poucos e alguém que lê um bom livro de culinária, não necessariamente será um bom cozinheiro. Aquele que realmente coloca a “mão na massa” diariamente na cozinha, este sim com o passar do tempo colherá os louros da glória.

Estudar é importantíssimo, mas se você não aplicar o que estuda de nada servirá. Vamos cozinhar? Comente aqui abaixo o que você vai preparar hoje.

 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *