Comida Japonesa

A comida japonesa aguça todos os paladares de pessoas do mundo todo. Preparada de uma maneira minuciosa e com visual bem encantador, esta culinária apresenta uma grande variedade dos pratos e de sabores únicos.

Por ser tão apreciada e cheia de muitas riquezas históricas, a culinária japonesa (washoku) foi incluída pela Unesco numa lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro do ano de 2013.

Durante muito tempo, a comida japonesa se inspirava na comida chinesa, até adquirir a sua própria identidade. Por conta da escassez dos alimentos, e por estarem rodeados dos oceanos, os japoneses viviam da caça e também da pesca, o que justifica a grande quantidade dos pratos que são feitos de peixes e de frutos do mar.

Ao longo dos séculos, por influência de vários países, novos itens ganharam mais espaço no menu japonês, como o arroz, as verduras e outros tipos de carnes.

No início do século XX, os japoneses chegaram no Brasil trazendo sua cultura e, claro, a sua rica culinária. Aos poucos, foram surgindo os restaurantes típicos e popularizando os pratos que hoje são bem apreciados pelos brasileiros.

Comida Japonesa

Quais os pratos mais conhecidos

Considerada bem saudável, a comida japonesa é composta pelos ingredientes ricos em nutrientes e nem sempre são consumidos no dia a dia dos brasileiros. O menu é muito vasto, mas existem algumas receitas que se tornaram bem famosas no Brasil.

Confira algumas delas:

  • Sushi

Esta típica comida japonesa é um tipo de bolinho de arroz enrolado com uma alga. O sushi traz vários ingredientes em seu interior, entre eles os frutos do mar, o peixe e vegetais. Como a variedade do sushi é bem grande, a iguaria pode ganhar outros tipos de nomes dependendo do seu recheio escolhido. A título de curiosidade, a palavra sushi significa “é azedo”.

  • Sashimi

O prato traz as tiras finas de peixe cru, geralmente o salmão, o atum e outros peixes. Não é consumido com o arroz, mas pode ser acompanhado da alga, do molho shoyu e wasabi. Sashimi significa a carne perfurada (sashi = perfurada + mi = carne).

  • Tempurá

De origem portuguesa, o tempurá acabou se tornando um dos pratos clássicos da comida japonesa. A iguaria da massa fluida, feita com base de farinha de trigo e frita, pode ser composta apenas com legumes (a cenoura, a abóbora, a berinjela, o repolho, o brócolis, entre outros) ou por frutos do mar, como o camarão. Independentemente do seu recheio, o tempurá vem acompanhado de molho. O significado dessa palavra tempurá ainda é discutível. Porém, a mais comum vem do termo “tempora”, que tem como significado “um período de tempo”, por conta da quaresma, tempo no qual os portugueses católicos não podem consumir a carne vermelha.

  • Guioza

O guioza (ou gyoza) é um pastel frito ou que é cozinho no vapor. É feito com uma massa mais fina com recheio da carne de porco moída ou de legumes (repolho e a cebolinha). O guioza geralmente é servido com o molho shoyu. Dizem que, na verdade, esse prato é originalmente chinês.

Comida Japonesa

  • Temaki

Este cone foi feito de algas secas e crocantes caiu de verdade no gosto dos brasileiros. Ele pode trazer os mais diferentes tipos de recheios, porém os mais comuns são o atum, o pepino, o kani e o salmão cru ou grelhado, todos com o arroz. Para acompanhar, o molho shoyu. Temaki é um tipo de sushi, sendo que “te” significa “mão” e “maki”, “enrolado”.

  • Missoshiru

Servida quente, antes do seu prato principal ou no café da manhã, a missoshiru é uma sopa que é feita à base de pasta da soja, dashi (caldo de peixe) e do tofu. Algumas vezes pode conter os legumes. A receita é sempre servida em uma cumbuca, também conhecida como o ochawan. Missoshiru significa o caldo de soja fermentada (misso é “soja fermentada” e shiru é “caldo”).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *