Chimichurri

Bem tradicional da culinária argentina, o chimichurri é um tipo de tempero feito com várias ervas, com especiarias, com azeite e o vinagre, sendo ótimo para dar mais sabor a carnes, saladas, para milho verde e diferentes pratos. Geralmente, o molho chimichurri é utilizado para temperar as carnes de um churrasco argentino, mas que tal usá-lo com bem mais frequência no dia a dia?

Aqui, nós separamos várias ótimas curiosidades sobre o chimichurri: o que é, como prepará-lo e quais as melhores formas de usá-lo na sua cozinha. É só continuar lendo!

O que é chimichurri?

Para quem não sabe bem, o chimichurri nada mais é do que um ótimo tempero feito com diferentes tipos de ingredientes bem aromáticos: o alho, o sal, a salsa, o orégano, tomilho, a pimenta calabresa, a cebola roxa e mostarda em pó.

Caso você queira fazer um chimichurri mais seco, fazer um mix desses ingredientes já é o suficiente. No entanto, é sempre bom adicionar também um pouco de vinagre e azeite – assim, você faz um molho mais encorpado, que consegue penetrar bem nas carnes e outras receitas já prontas.

Vale destacar também que existem outras versões de chimichurri tempero que você também pode experimentar: feitos com louro, com ervas desidratadas, pimentões, com especiarias diferenciadas, a páprica doce ou picante e até mesmo um pouco do sumo de limão. Para variar no dia a dia, uma ótima dica é tentar diferentes combinações de temperos para render os novos molhos chimichurri.

Chimichurri

Para que serve chimichurri na culinária?

Existem 2 usos básicos para o chimichurri: como o tempero para marinadas (deve ser aplicado antes de preparar as suas carnes ou vegetais) ou como os molho pós-cozimento, que serve para dar um up na sua receita já pronta. Saiba mais sobre como utilizar o chimichurri de maneira mais prática:

Tempero chimichurri é ótimo para marinar as carnes

Caso você queira que as suas carnes fiquem bem mais temperadas antes do preparo, uma boa dica é sempre fazer uma marinada à base de tempero chimichurri. Em um recipiente, misture todas as suas ervas picadas e, então, adicione às carnes cruas, sempre esfregando com os dedos. Deixe na sua geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro. Assim, o sabor do chimichurri consegue pegar bastante antes do preparo.

Molho chimichurri serve para incrementar os peixes e carnes já prontos

Quando se trata de preparar mesmo um molho mais encorpado de chimichurri, o ideal mesmo é colocar uma quantidade maior de azeite, de vinagre e de limão. Em um recipiente, coloque a salsinha, o tomilho, o alecrim, o orégano, o alho e a cebola picados, pimentas (calabresa e do-reino, por exemplo), as especiarias em pó e depois entre com os líquidos. Misture tudo muito bem e, se desejar, deixe um pouco na sua geladeira. Você pode despejar o seu molho chimichurri por cima de carnes, de peixes e de frangos prontos ou então incrementar saladas de folhas.

Chimichurri seco é bem fácil de conservar e pode ser utilizado em saladas

Se a ideia é guardar mesmo o chimichurri por mais tempo, em vez de utilizar só na hora, o ideal mesmo é fazer a versão seca desse tempero. Use as ervas desidratadas, misture-as em recipiente e guarde preferencialmente num pote hermético pelo tempo que você desejar. Quando você quiser usar esse chimichurri nas suas receitas, adicione o azeite e vinagre na hora e prontinho! Você também pode apenas utilizar o chimichurri seco para dar mais sabor a suas saladas com o alface e diferentes folhas cruas ou nas refogadas.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *