Redondinho e bem douradinho, com aquela casquinha crocante e o seu miolo levemente puxa-puxa e um sabor marcante de queijo: depois de muitos e muitos testes, muitos mesmo, chegamos ao pão de queijo realmente ideal. Você pode preparar e assar na hora que quiser, pode guardar para assar depois ou ainda pode congelar essas bolinhas cruas. Aí quando quiser o pão de queijo quentinho é só levar do sey congelador ao forno preaquecido. Tem explicação detalhada aqui nessa receita.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de chá do polvilho azedo
- 1 xícara chá do polvilho doce
- 1 ½ xícara chá do queijo meia-cura ralado mais grosso
- 3 ovos
- 1 ½ xícara de chá de água
- ¼ de xícara de chá de óleo
- 1 colher de chá de sal
- óleo a gosto para untar as suas mãos
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o seu forno a 200 ºC (temperatura média). Separe 2 assadeiras médias antiaderentes (caso elas não sejam antiaderentes unte com uma camadinha fina de óleo).
Coloque a água e o óleo em uma panela pequena (ou um fervedor) e leve ao fogo médio para poder ferver. Enquanto isso, numa tigela maior, misture os polvilhos e o sal – atenção ao medir esse polvilho: por ser um ingrediente leve, vá sempre enchendo a xícara com o saco até ele formar um montinho e então nivele com uma faca, ou então encha a xícara e dê batidinhas para o pó poder assentar e preencha o que faltar.
Assim que a mistura de água e do óleo ferver, despeje aos poucos sobre a sua mistura de polvilhos, para escaldar. Mexa bastante com uma colher de pau (ou uma espátula), até incorporar todo o seu líquido. Espere a sua massa amornar. Mas espere mesmo: se ela estiver bem quente e você seguir essa receita, vai cozinhar os ovos que serão então adicionados e derreter todo o queijo ralado, fazendo com que o preparo desande.
Adicione o queijo ralado e então misture bem.
Numa tigela menor, quebre um ovo de cada vez e junte ele à massa – se um estiver estragado, você não perderá toda a receita. Misture vigorosamente a cada adição, para poder incorporar cada ovo totalmente, de preferência com uma colher de pau. A massa não vai ficar tão lisa, não se assuste que é assim mesmo.
A textura é um pouco mais rústica mesmo, com gruminhos do polvilho, e um pouco mais pegajosa. O importante é que todos os ingredientes estejam bastante misturados, sem ficar parte líquida do ovo separada da sua massa.
Para modelar os seus pães de queijo: coloque um pouco do óleo num pires para untar as suas mãos; com uma colher, retire uma boa porção da massa e enrole do tamanho de uma bola de golf (com cerca de 6 cm de diâmetro). Se a sua mão começar a ficar com a massa grudada, pare, lave a sua mão, e unte novamente. Transfira o seu pão de queijo já modelado para a assadeira e repita sempre com o restante deixando espaço entre cada um deles para que crescer ao assar.
Leve ao forno para poder assar por cerca de 40 minutos, até crescer e começar dourar. Retire do forno e sirva a seguir.
PODE CONGELAR
Para congelar, leve essas assadeiras com as bolinhas moldadas ao seu congelador. Quando estiverem bem mais firmes, transfira para um saco. Assim os pães de queijo não vão grudar um no outro. Para assar os pães de queijo que estão congelados, pré-aqueça o seu forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os seus pães de queijo direto do congelador para o forno. A validade do seu pão de queijo congelado é de 3 meses.
Deixe um comentário