A receita é um tipo de gênero textual composto de 2 partes bem definidas: ingredientes e o modo de preparo, que por sua vez, podem vir ou não vir indicados por títulos.
Na primeira parte da receita, na qual se encontram relacionados quais os ingredientes, estipula-se quais as quantidades necessárias para realizar essa receita. Essas quantidades vêm sempre descritas em unidades de medidas, como: as gramas, os mililitros, os litros, as xícaras, as colheres, pitada, entre outras.
Já na segunda parte, quando se descreve como proceder nessa receita, ou, em outras palavras, o seu modo de fazer, os verbos quase sempre se apresentam no seu modo imperativo, ou seja, expressando a ordem, os conselhos.
Essa parte do passo a passo, sempre indica a sequência dos procedimentos e da sua junção dos ingredientes a ser seguido para poder se obter o melhor resultado dessa receita. O imperativo pode ser sempre observado em fragmentos da seguinte forma: “[…] o preparo da massa: misture a farinha e também a manteiga em temperatura ambiente, com a ponta dos seus dedos, até formar uma espécie de uma farofa, cuja textura se assemelhe a de uma areia molhada […]”.
Dentre os seus objetivos para aprendizagem desse tipo de gênero textual, estão:
- Capacidade de poder identificar o seu portador textual, finalidade e de função de leitura de um texto instrucional ou de receita;
- Compreender e interpretar os diferentes tipos de textos;
- Apropriar – se dessas características centrais desse certo gênero textual para poder produzir esses textos desse tipo.
Uma receita pode apresentar também outras informações importantes, por exemplo: o grau de dificuldade, o tempo médio de preparo, o seu rendimento, as calorias, dicas de decoração, entre outras. Uma característica bem marcante desse gênero textual é o emprego dessa linguagem direta, mais clara e objetiva. Isso, no entanto, tem uma finalidade bem evidente, que é a de levar o leitor ou cozinheiro a obter sucesso no seu preparo do prato culinário pretendido.
Quase todo mundo aqui já comeu um dia um bolo de cenoura com uma cobertura de chocolate. O bolo de cenoura é mais tradicional na nossa região, encontramos na maioria dessas padarias e nos supermercados.
Vamos conhecer então como esse bolo é feito?
Leia essa Receita Culinária do Bolo de Cenoura com a Cobertura de Brigadeiro, de forma escrita:
INGREDIENTES:
MASSA:
3 cenouras médias (250g)
4 ovos
meia xícara de chá de óleo
2 e meia xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
COBERTURA:
1 Lata de Leite Condensado
1 colher de sopa de manteiga
Meia xícara de chá de Chocolate em Pó
meia xícara de chá de chocolate granulado
MODO DE PREPARO:
MASSA:
Retire toda a casca das cenouras, corte-as em pedaços, lave-as bem e cozinhe-as cobertas com água. Escorra toda a água, e deixe as cenouras esfriarem um pouco. Em um liquidificador, bata todas as cenouras cozidas, os ovos e também o óleo. Despeje toda a mistura em um recipiente e misture bastante o açúcar e a farinha de trigo bem peneirada com o fermento. Coloque então em uma fôrma retangular (20 x 30 cm) bem untada, e leve ao forno médio (180°C), já preaquecido, por 40 minutos. Enquanto isso, já prepare a cobertura de brigadeiro.
COBERTURA:
Em uma panela a parte, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e também a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a desprender todo da panela. Despeje ainda quente sobre o seu bolo, distribua o chocolate granulado e depois deixe esfriar.
Deixe um comentário