As pimentas são populares em todo o mundo, servem tanto para dar sabor a comida quanto na melhoria da saúde, já que são ricas em antioxidantes que auxiliam no melhor funcionamento do metabolismo e digestão.
A pimenta tem muitos formatos e sabores, pode ser ingerida tanto seca, fresca ou no formato de molho, o que muitos optam em diversas regiões é a fabricação de molhos de pimenta caseiros já que a planta da pimenta e fácil de cultivar.
Normalmente as pessoas as usam para apimentar comidas, mas a pimenta tem sido usada para acelerar a perda de peso, sua composição é bem útil para auxiliar o metabolismo o que beneficia quem busca emagrecer de forma saudável.
Comer pimenta faz mal?
Seu uso deve ser moderado, pois também pode ocasionar em problemas como úlceras e hemorroidas, basta consumir com sabedoria e evitar caso já sofra desses problemas.
Em si a pimenta não faz mal em pequenas quantidades, muito pelo contrário, nutricionistas apoiam o uso da pimenta em dietas mas em quantidades moderadas.
Lembre-se que existe pessoas mais sensíveis e que a ardência e os efeitos da pimenta podem causar acidentes indesejados. O mesmo vale para quem sofre de alergia a pimenta, por segurança a sua vida, evite o consumo desse tempero.
Quais os tipos de pimenta
Existe muitas pimentas pelo mundo e aqui no Brasil são usadas vários tipos, veja algumas pimentas comuns por aqui e que vai lhe ser útil na cozinha:
- · Pimenta do reino: sua ardência é bem pouca e devido a isto pode ser introduzida em muitos pratos culinários. Além que já comprovado que, assim como outras pimentas, a pimenta do reino atua como anti-inflamatório.
- · Dedo-de-moça: essa pimenta é bem suave em questão de sabor e aroma, devido a isto é bastante usada em molhos. Sua utilidade é tanta que, após ser desidratada, e bastante usada em sobremesas.
- · Pimenta malagueta: conhecida mundialmente por sua ardência bem alta, esta pimenta é bastante usada no nordeste para temperar o feijão e as carnes, mas lembre-se de usar com moderação já que ela é muito forte.
- · Pimenta rosa: originada da América do Sul, a pimenta rosa é muito usada em molhos que leva leite, pois sua ardência é mínima, mas seu aroma é bem forte o que é o ideal para quem busca dar um aroma diferenciado na receita.
Como fazer molho de pimenta caseiro
Para fazer um molho de pimenta caseiro você vai precisar de: 200 pimentas da sua preferência, uma xícara de vinagre de álcool branco, 3 dentes de alho, 2 folhas de louro.
Para o modo de preparo você vai precisar lavar bem todos os ingredientes e em um recipiente esterilizado, nele você colocará as pimentas cortada em rodelas, os dentes de alho e as folhas de louro.
Após isso, acrescente o vinagre até cobrir todos os outros ingredientes e feche o recipiente, chacoalhe bem e guarda na geladeira por aproximadamente 5 dias, após isso pode começar a usar nas suas receitas.
Deixe um comentário