Apesar de sua grande praticidade e eficiência, o forno de micro-ondas virou o grande alvo de diversas críticas, principalmente pelas teses de que ele seria mesmo prejudicial por conta da radiação eletromagnética, mesmo não havendo nenhum tipo de estudo que comprove essa hipótese cientificamente.
Se utilizado de uma forma correta e nas boas condições o micro-ondas não proporciona qualquer tipo de risco para a sua saúde, já que o seu aquecimento ocorre pelo movimento das partículas da água e não pela absorção dos raios, logo, essa radiação não permanece nos alimentos. Confira agora algumas dicas para fazer o bom uso do aparelho:
Cuidados
Os aparelhos são produzidos com os materiais que impedem a liberação dessa radiação de dentro deles, mas é importante ter alguns tipos de cuidados para garantir que o micro-ondas não faça mal à sua saúde, tais como:
- Observe se a porta está bem fechada da forma adequada;
- Observe se a rede adesivada da porta não está danificada, com algumas rachaduras, ferrugem ou outros sinais de alguma degradação;
- Mantenha o micro-ondas bem limpo, sem restos de comida seca, especialmente na porta;
- Utilize os recipientes com símbolos que indicam que são os próprios para micro-ondas;
- Se houver alguns problemas no fechamento da porta, na dobradiça, no trinco ou vedação, o uso deve ser mesmo interrompido e o aparelho levado ao conserto, já que a radiação pode mesmo escapar;
- Use sempre os recipientes de material refratário e os rasos. Não use no microondas: cristais, os recipientes decorados com pinturas metálicas e os recipientes metálicos (papel alumínio pode ser utilizado desde que não encoste na parede ou na base do aparelho);
- Só devem ser utilizados os plásticos que resistam à altas temperaturas. Quando o plástico é muito aquecido, ele libera as maiores quantidades de itens como bisfenol A (BPA) e os ftalatos.
Como viver com ele
Citamos aqui algumas das dicas para ajudar na transição para uma vida sem o micro-ondas, no caso de quem queira mesmo aderir à essa ideia. No entanto, como sabemos que o eletrodoméstico já faz parte realmente da vida de muitas pessoas e seria bem difícil deixar de usá-lo, preparamos aqui um bom guia para quem deseja mesmo continuar utilizando-o, porém de uma forma bem mais adequada e saudável.
Ajuste a potência
- Diminua sempre a potência do micro-ondas se for cozinhar pouca quantidade para que o alimento seja mesmo cozido de maneira uniforme.
- Use a metade da potência se for aquecer algo bem líquido ou algum alimento bem espesso;
- Use potência ainda menor, a opção “descongelar” ou um quarto da potência para algo que já esteja cozido e com o risco de passar do seu ponto, como o frango requentado. Se você estiver queimando o exterior desses alimentos antes que o interior esteja mesmo cozido, apenas reduza a potência logo no início, você não precisa necessariamente aumentar o tempo do cozimento. Lembre-se: o calor excessivo não cozinha mesmo o alimento mais rápido, apenas retira a sua umidade, deixando-o seco.
- Alimentos com muita água, como as sopas, cozinham bem a potências bem mais altas por carregarem o calor através dessa convecção.
Tempo de descanso
Os alimentos que devem descansar bem assim que são retirados do forno para que o calor continue a se dissipar mesmo. Apesar de ser chamado de “tempo de descanso”, está mais para tempo de cozimento.
A maioria dos fornos possuem os pontos quentes, e se você comer esse alimento logo após retirá-lo do forno, algumas áreas estão bem superaquecidas e irão te queimar. Por outro lado, há também os pontos frios, em que o alimento não encontra o calor suficiente para eliminar as bactérias. Siga as instruções da rotação e misture cuidadosamente.
Deixe um comentário