Uma técnica que tem sido muito popularizada entre os brasileiros é o preparo da carne defumada. Originado lá na Pré-História, o processo de defumação tinha como o seu objetivo principal preservar a carne e os outros alimentos, como os queijos e as frutas. Entretanto, com passar dos anos, o efeito da fumaça passou a ser um importante ingrediente para poder acentuar o sabor, o aroma e até mesmo a cor da sua carne.
Técnicas de defumação
- Defumação a frio: a temperatura está aproximadamente 35 °C. Nesse procedimento, as fibras do seu alimento se contraem e não cozinham, mas sim desidratam. Essa técnica é mais utilizada para fins de conservação. Para o preparo utiliza-se a serragem de galhos e os troncos.
- Defumação a morno: a temperatura está entre 35 °C e 65 °C.
- Defumação a quente: a temperatura utilizada é a partir de 65 °C. As fibras dos seus alimentos são dilatadas, fazendo com que fiquem ainda mais macias conforme assam. Nessa técnica, geralmente é a lenha que alimenta a sua brasa.
Passo 1 – Escolha o tipo de madeira e a prepare
Diversos tipos de madeira podem ser utilizados para o preparo da sua carne defumada. A madeira algarrobeira dará à sua carne um sabor forte e bem delicioso, mas utilize esta madeira para os cortes pequenos, que não ficarão cozinhando por muito tempo. Para os cortes que são maiores, que levarão mais tempo para ficarem prontos.
A madeira nogueira tem um sabor bem forte e combina com as carnes vermelhas. Já o carvalho é bom para os pedaços grandes de carne vermelha que precisem cozinhar durante um dia inteiro, pois o seu sabor é mais sutil do que o das 2 anteriores.
Após escolher o tipo de madeira que será utilizada, coloque as lascas na água por, no mínimo, uns 30 minutos. Será necessária 1 xícara de água para cada 30 minutos de defumação a quente.
Passo 2 – Monte a sua churrasqueira
Retire todas as grelhas da sua churrasqueira e verifique se as aberturas do fluxo de ar estão todas abertas. Em seguida, amasse uns jornais e coloque-os no fundo do barril da sua churrasqueira, posicionando-os em um dos lados. Esse método é necessário para poder acender as brasas em futuras etapas. Depois, coloque a sua grelha pequena sobre o papel amassado e espalhe bem o carvão diretamente.
Passo 3 – Faça uma barreira na sua churrasqueira
Crie uma barreira entre os 2 lados da grelha. Esse procedimento é bem importante para manter a fonte de calor sem o contato direto com a carne. Faça uma parede no centro da sua grelha, utilizando uma tampa metálica ou alguns tijolos. Logo após a sua barreira ser montada, acenda o papel para queimar o carvão.
Passo 4 – Coloque as lascas da madeira na churrasqueira
Posicione as lascas da madeira encharcadas na pilha das cinzas da churrasqueira. Em seguida, coloque o carvão apagado em cima das lascas. Já no lado oposto ao seu carvão, ponha a carne de sua preferência.
Passo 5 – Feche a sua churrasqueira
Feche a sua churrasqueira e esteja certo de que as saídas da ventilação estão todas abertas e bem localizadas do lado oposto ao seu fogo, isso é imprescindível pois, se estiverem sobre ele, toda a sua fumaça sairá. Depois, reabasteça a sua churrasqueira com lascas a cada 30 minutos, e na sequência coloque o carvão. Siga sempre essa ordem e não deixe que o carvão apague por completamente.
Agora que você sabe como preparar carne defumada na churrasqueira, coloque em prática essa ótima técnica que foi e é tão importante para os diversos alimentos.
Deixe um comentário