Feijão preto, a carne seca, o paio, a costelinha de porco e a linguiça calabresa: quem resiste a uma boa feijoada? Paixão de culinária nacional, a feijoada se tornou um verdadeiro signo da brasilidade e, acompanhada com um bom vinagrete, uma farofa e um arroz branco, é de fazer realmente qualquer um babar.
Embora muito adorado, muitos acham que preparar esse prato é uma missão difícil. Mas, com uma receita passo a passo, fica bem “facinho” fazer uma feijuca muito saborosa. Então prepara o seu caldeirão, lava o seu feijão e coloca a mão na massa!
Ingredientes
- 1 Kg de feijão preto
- 100 gramas de carne seca
- 70 gramas de orelha de porco
- 70 gramas de rabo de porco
- 70 gramas de pé de porco
- 100 gramas de costelinha de porco
- 50 gramas de lombo de porco
- 50 gramas de Bacon Friall
- 100 gramas de Linguiça de Paio Tropeira
- 150 gramas de Linguiça Calabresa Tropeira Fina
Temperos
- 2 cebolas grandes picadinhas
- 1 maço de cebolinha verde picadinha
- 3 folhas de louro
- 6 dentes de alho
- Pimenta do reino a gosto
- 40 ml de cachaça
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Cubra todo o feijão que vai usar com água e deixe-os de molho por aproximadamente doze horas, trocando a água a cada três horas.
- Corte a carne seca em pedaços, cubra com água e a deixe de molho por doze horas, trocando a água a cada três horas.
- Corte o bacon em pequenos cubinhos, a linguiça em bem generosas, o lombo e também a costela em pedaços maiores. Refogue bem com as cebolas e o alho e reserve.
- Escorra toda a água da carne seca e coloque-a em uma panela. Cubra bem com água e leve ao fogo para poder ferver. Ao ferver, repita esse processo. Escorra a água e reserve.
- Cozinhe também a orelha, o rabo e o pé de porco e depois reserve.
- Escorra toda a água do feijão, coloque-o em uma panela e depois leve ao fogo alto para ferver. Ao ferver, abaixe o fogo e acrescente também a carne seca e as folhas de louro. Após uns 30 minutos, adicione as costelinhas, todos os miúdos do porco já aferventados e também a cachaça.
- Logo em seguida, adicione também as linguiças, o lombo e o bacon refogados. Deixe cozinhar por mais uns 90 minutos ou até que as carnes e o feijão fiquem bem macios.
- Sirva em seguida.
Para acompanhar, sirva com arroz, com couve refogada, o vinagrete, a farofa e as rodelas de laranja. Fica uma delícia!
A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e bem populares da culinária brasileira. Composta basicamente pelo feijão preto, pelas diversas partes do porco, da linguiça, da farinha e o acompanhamento de verduras e de legumes, ela é comumente apontada como uma boa criação culinária dos africanos escravizados que vieram aqui para o Brasil.
Historiadores e os especialistas da culinária indicam que esse tipo de prato, que mistura vários tipos de carnes, de legumes e de verduras – é milenar. Remonta possivelmente da área mediterrânica da época do Império Romano. Pratos bem similares na cozinha latina seriam o cozido, lá em Portugal; o cassoulet, na França; a apaella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e também o bollito misto, na Itália.
Mas a feijoada tem as suas especificidades da culinária brasileira. O nosso feijão preto é originário da América do Sul e era chamado pelo povo guaranis de comanda, comaná ou de cumaná. A farinha de mandioca também tem a sua origem americana, sendo adotada como o componente básico da alimentação pelos africanos e pelos europeus que vieram para o Brasil.
Deixe um comentário