Como cozinhar beterraba

Você sabe Como Cozinhar Beterraba para aproveitar ao máximo sua alimentação? Quando se trata de raízes e tubérculos, o ideal é mudar constantemente durante o processo de preparo, mas sempre encontrar maneiras de aproveitar ao máximo as vitaminas, fibras e minerais fornecidos pelos alimentos.

como cozinhar beterraba

Em particular, a beterraba é rica em ferro, complexos de vitaminas A, B e C, pigmentos antioxidantes e fibra alimentar, que podem garantir plenitude e fortalecer os sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico. Portanto, o ideal é sempre incluir a raiz nos diferentes preparos.

Para encorajá-los a fazer mais mudanças no menu, separei 5 dicas sobre como cozinhar beterraba de uma forma muito saudável e nutritiva – beterraba pura ou outros ingredientes. Vale a pena conferir!

Como cozinhar beterraba : no vapor

Cozinhar a vapor ajuda a preservar a nutrição dos alimentos Se quiser fazer uma receita de beterraba cozida com alguns temperos (sem outros vegetais), eis um segredo de ouro: cozinhar no vapor ajuda a manter melhor seu sabor e nutrição.

Isso porque quando a beterraba é fervida em água, ela vai liberar um caldo roxo, que contém uma grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes, que se você drenar a água, esses nutrientes serão perdidos no ralo.

Quando as raízes são cozidas no vapor, elas retêm bem os nutrientes e garantem um preparo mais saudável. Se quiser cozinhar as beterrabas inteiras, sem descascá-las, cozinhe por cerca de 50 minutos (ou até que estejam macias).

No entanto, se eles foram cortados, eles só precisam ser deixados por cerca de 25 minutos. Por fim, pique como quiser e acrescente os temperos que desejar – uma dica interessante, ou ainda acrescente um pouco de melaço, que dará às raízes um sabor maravilhoso.

Preparando feijão e beterraba para o almoço

Como preparar feijão com beterraba para dar mais sabor e nutrição à receita? Este truque é muito adequado para crianças que têm dificuldade em melhorar sua dieta, como crianças que não gostam de comer vegetais.

Na hora de preparar beterraba e feijão juntos, eu costumo fazer este prato pois é rico em ferro, que é muito útil para pessoas com anemia.

Depois de deixar de molho o feijão por pelo menos umas 8 horas (para eliminar os antinutrientes e também amolecer para acelerar o cozimento), eu coloco na panela de pressão, adicione água (cerca de 4 dedos acima do feijão).

Por fim adicione sal, uma folha de louro e 1 a 2 beterrabas, descasque e corte em 4 pedaços o mais uniforme possível.

Coloque a tampa e cronometre 25 minutos após começar a fazer barulho da pressão. Por fim, pode ainda adicionar tempero de alho frito no azeite, é uma delícia!

Beterraba com Carne Moída

Esta é outra fórmula ótima de como cozinhar beterraba sem perder os nutrientes. Primeiro eu refogo 1 cebola picada em óleo e, em seguida, adicione 1 pequena beterraba ralada. Frite por um tempo, acrescente 400 gramas de carne de pato e continue a fritar até que a carne esteja cozida.

Em seguida, você pode adicionar 2 tomates italianos picados, 2 colheres de sopa de molho de tomate, um pouco de água e temperos – como sal, pimenta do reino, alho-poró picado e salsa.

Fica delicioso! Dessa forma, a beterraba dá mais sabor à carne e cozinha de forma mais rápida e saudável.

Beterraba na panela de pressão

Eu cozinho a beterraba em uma panela de pressão, coloque as raízes na água, adicione sal, pimenta e outros temperos e tampe a panela. Quando começar a chiar, deixe descansar por 20 minutos e desligue o fogo.

Se preferir cozinhar a beterraba em uma assadeira comum, coloque-a no fogo por cerca de 40 minutos (ou até que esteja macia). Por fim, você pode comê-los com caldo, ou mesmo misturá-los para fazer uma sopa cremosa, se quiser.

Beterraba no Forno

Outra dica para como cozinhar beterraba é recorrer ao forno, ou seja na verdade fazer ela ASSADA.

Nesse caso, você pode enrolar a raiz em uma folha de papel alumínio e colocá-la em uma assadeira. Preaqueça o forno a 200°C e deixe-a por entre 1h e 1h30 (até ela ficar no ponto que você desejar).

Embora esse processo de cozimento seja mais demorado, ele é bem saudável (dispensa o uso de gorduras) e permite que a beterraba retenha os nutrientes.

No final, basta tirar o papel alumínio e temperar o vegetal com azeite, pimenta, sal e outras especiarias.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *