Como Aproveitar Talos da Cenoura, Brócolis e Espinafre

Normalmente, de tudo que chega de feira, uma boa parte vai para o nosso lixo: os talos, as folhas e as cascas ficam de fora das receitas e são mesmo desperdiçados. Que tal encontrar as soluções boas para cenoura, brócolis e espinafre?

Como aproveitar os talos dos legumes

  • Cenoura

Em muitos mercados a cenoura é vendida com a sua folhagem. O vendedor costuma nos perguntar se queremos levar com ou sem as folhas dela. O gosto da folha de cenoura é super marcante.

Utilize um peito de frango inteiro, com o seu osso. Coloque para cozinhar na pressão coberto com água. Para o caldo não ficar sem graça, complemente esse cozido com as folhas dessa cenoura (que pode ser guardada no seu freezer também), uma cebola picada e com outros temperos que tiver. Depois que o frango sai da pressão, se tem um caldo super delicioso para congelar e utilizar em risotos ou sopas.

Também pode aproveitar os talos dessa cenoura para preparar diferentes tipos de receitas (doces e salgadas), como os bolos, as tortas, os risotos, as panquecas e pastinhas. O talo da cenoura possui uma enorme quantidade de vitaminas, de fibras e de betacaroteno, um antioxidante importante. Por isso, você pode adicioná-lo sem nenhum medo à rotina de alimentação.

  • Espinafre

Os talos do espinafre podem dar um up na água do seu arroz. Depois de tirar as folhas, cortar os seus talos em pedaços e colocar em uma panela com água. Deixar fervendo por alguns minutos, até que a água fique bem verdinha. Dá para utilizar na hora ou congelar em saquinhos de plástico para os seus próximos dias. Refogar a cebola e o arroz normalmente, e utilizar a água do espinafre para cozinhar. O arroz não fica com um gosto e mal dá para perceber que foi cozido com a água do seu espinafre.

Como Aproveitar Talos da Cenoura, Brócolis e Espinafre

Utilize também os talos de espinafre para fazer omeletes, as panquecas, os risotos e os bolinhos de arroz

Para deixar as suas receitas mais coloridas e bem nutritivas, outra dica interessante é aproveitar os talos do espinafre. Esse alimento também é bem rico em substâncias fundamentais, como a vitamina A o ferro, o magnésio e potássio. Por isso, uma boa dica é utilizar os talos para preparar omeletes (junto com os ingredientes como tomate e a pimenta), com risotos diferenciados, as panquecas e até mesmo bolinhos de arroz.

  • Brócolis

Tirar as flores do brócolis para fazer uma salada ou assar no vapor para acompanhar algum prato no seu almoço. Juntar o caule e as folhas e depois congelar se não for utilizar naquele dia. Para fazer o arroz, picar tudo pequeno. O gosto do caule e das suas folhas é exatamente o mesmo das flores, a parte “nobre” do brócolis. O arroz fica bem gostoso, nem dá para perceber que foi feito com apenas os pedaços que muita gente joga fora.

Talos de brócolis são ótimas fontes de vitaminas A, C, B9 e podem ser utilizados em diferentes receitas. Você sabia que os talos do brócolis também são bem nutritivos e fáceis de incorporar às suas receitas? Fontes de vitaminas A, C e B9, eles podem ser utilizados no preparo de sopas, nas farinhas, no arroz, omeletes e nas panquecas. Uma boa dica é cortar os talos em pedaços bem pequenos para que então eles se misturem bem aos outros ingredientes.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *