O sal na dieta quando aliado a baixa prática de atividade física, virou uma grande “bomba-relógio” para a saúde de todas as crianças. Nos consultórios tem tido um número cada vez maior de crianças e de adolescentes com a pressão alta. E isso realmente é bem preocupante! Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 10% das crianças e dos adolescentes têm a pressão alta.
Você sabia que até no sorvete de chocolate tem o sal? Sim! Não é preciso ter exatamente um gosto salgado para ser composto com esse tipo de ingrediente, introduzido na culinária pelo seu grande potencial de conservação. Esse é o chamado sódio oculto.
Meu filho adora Miojo, faz mal para saúde?
Em muitos dos lares, o macarrão instantâneo (o Miojo Lamen) faz parte das refeições da criançada. Mas o que muito dos pais não sabem, é que ele pode sim, fazer um grande mal à saúde.
Exames feitos com 10 marcas diferentes de “miojos” brasileiras mostrou que a maioria delas possuía o sódio nos pacotinhos do tempero do que é necessário para um adulto no seu dia inteiro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde a sua ingestão máxima de sal por dia e deve ser de apenas 4 gramas por dia, o que equivale a mais ou menos uma colher rasa de café e cada embalagem de macarrão instantâneo já traz pelo menos o dobro deste valor.
Ah, doutora! Mas eu não utilizo o tempero, só o macarrão …
Embora a maior parte desse sódio esteja no tempero pronto ou no próprio macarrão, então não é uma opção saudável e por isso essa refeição apesar de bem rápida está cheia de aditivos, os corantes artificiais e as toxinas, como glutamato monossódico que prejudicam a saúde, à longo prazo.
O miojo é um alimento bem pobre em fibras e nas proteínas. Contém glutamato (para realçar o seu sabor) que está associado também a alguns tipos de câncer e gordura hidrogenada, que pode levar a deposição da gordura nos vasos sanguíneos, elevando a incidência dos infartos e dos derrames.
Opções mais rápidas e saudáveis podem ser realizadas com um macarrão comum, a base da farinha de trigo, com os legumes.
Sintomas de excesso de sódio
O sal também colabora para a retenção dos líquidos no corpo e promove o aumento da pressão. São as doenças “silenciosas” com pouco de sintoma no início o que prejudica o diagnóstico e também o tratamento.
Para identificar o que acontece mesmo comer muito sal, basta prestar bastante atenção aos sinais do seu corpo: inchaço nas pernas, as mãos e tornozelos, a falta de ar, dores ao caminhar, a pressão alta e a retenção urinária.
Seja o exemplo
O conselho é dar sempre mais preferência aos alimentos não industrializados, que possuem um menor número de quantidade de sódio. O ideal é que, no preparo da sua refeição, não se adicione pouco sal. Se a criança é acostumada a comer refeições salgadas, seu paladar vai se adaptar sempre a esse padrão.
A orientação para os pais é sempre retardar e reduzir a oferta dos industrializados à meninada, tirar sempre o saleiro da mesa e servir de modelo. São as medidas que contribuem para criar uma criança que não vai depender tanto das pitadas do sódio para sentir prazer à mesa.
Incentivar um estilo de vida mais saudável e bem funcional entre todos os membros da sua família faz com que a criança perceba, por meio do exemplo, a grande importância de se preocupar com a sua própria saúde.
Deixe um comentário