Benefícios do arroz

O arroz é um tipo de cereal rico em carboidratos e o seu principal benefício para a saúde é o fornecimento da energia para o nosso organismo. Além disso, também contém os aminoácidos, as vitaminas e os minerais essenciais para o funcionamento do nosso corpo.

Quando a proteína do arroz é combinada com o feijão, o grão, as favas, as lentilhas ou as ervilhas fornece proteínas completas para o nosso organismo que são bem importantes para a construção dos tecidos do organismo, e ajuda ainda a reforçar a nossa imunidade e na manutenção das células, possuindo os benefícios principalmente pelas pessoas vegetarianas ou pelas veganas.

O consumo do arroz branco pode não ser tão ideal para as pessoas que desejam perder peso, que possuem a diabetes ou as doenças cardíacas, principalmente quando consumido em grandes quantidades. Nesse caso, a melhor opção é consumir o arroz integral, uma vez que possui mais fibras e, consequentemente, mais benefícios para o nosso organismo, de acordo com alguns estudos.

No entanto, no caso das pessoas que possuem os problemas digestivos, como a gastrite, o refluxo, a diarreia ou diverticulite, e que necessitam de uma alimentação baixa nas fibras, o consumo de arroz branco é uma excelente opção, já que é bem mais fácil de ser digerido.

O recomendado mesmo é que o arroz seja consumido em pequenas porções e sempre combinado com alguma leguminosa e alguns vegetais, pois assim é possível aumentar bastante o seu valor nutricional. Também é importante ler as informações nutricionais desse alimento, pois assim é possível também escolher o arroz branco que seja fortificado com as vitaminas e os minerais para ter maior benefícios.

Qual a diferença entre o arroz branco e do arroz integral?

A principal diferença entre o arroz branco e o arroz integral é que durante o processo de branqueamento a sua casca e o gérmen são retirados e, por isso, a sua concentração de fibras e a concentração das vitaminas e minerais são menores no arroz branco em comparação com o arroz integral.

Além disso, o consumo de arroz banco está associado com um maior risco da diabetes do tipo II, das doenças cardíacas e da obesidade por promover maior aumento do açúcar no sangue, diferentemente do arroz integral, que de acordo com alguns estudos feitos, poderia diminuir o risco dessas doenças que são crônicas.

O arroz integral possui bem muito mais nutrientes, minerais e um pouco menos de carboidratos do que o arroz branco, o qual perde os nutrientes no seu processamento. Dessa forma, o arroz integral possui as vitaminas do complexo B, minerais como o zinco, o selênio, o cobre e o magnésio, assim como fitos químicos com ação antioxidante.

Benefícios do arroz
Fonte: pixabay

Como fazer arroz branco

A proporção para poder cozinhar o arroz branco sempre será de 1 para 2, ou seja, a quantidade de água sempre será dobrada da quantidade de arroz.

Para preparar esse arroz, deve-se colocar em uma panela qualquer 1 a 2 colheres de sopa de azeite e quando estiver bem quente, acrescentar 1 xícara de arroz e depois misture. Em seguida, acrescentar 2 xícaras de água e uma pitada de sal e deixar cozinhar no fogo mais alto até a água ferver. Depois disso, baixar o fogo e tapar essa panela, deixando cozinhar por 15 minutos.

Quando forem observados os furos no arroz, apague o fogo e deixar descansar por alguns minutinhos com a panela tampada para permitir que o arroz termine de absorver toda a água.

Receita de arroz de forno light

Essa receita é bem deliciosa e muito simples de fazer.

Ingredientes

  • 2 copos de arroz integral lavado e bem escorrido
  • 1 cebola ralada
  • 5 dentes de alho esmagados
  • 1 folha de louro
  • 1/2 pimentão picado em pedacinhos
  • 4 copos de água
  • sal à gosto00

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *