Benefícios da Melancia: Conheça neste Post

A melancia é um fruto que cresce numa planta que pertencente à espécie Citrullus lanatus, é originária da África, e ela é cultivada há mais de cinco mil anos.

No ano de 1991, a produção da melancia aqui no Brasil foi estimada pela conta do IBGE em 144 mil toneladas, sendo mais concentrada nos estados de Goiás, da Bahia, do Rio Grande do Sul e também de São Paulo.

Sendo uma ótima fruta que nasce principalmente nos meses de novembro, de dezembro e de janeiro, ela é a mais queridinha do verão. Mas os bons benefícios da melancia não são apenas no seu sabor e hidratação.

Com apenas as 46 calorias por xícara, a melancia é bem rica em vitamina C, na vitamina A, licopeno (responsável pela sua coloração da polpa vermelha) , os sais minerais como o cálcio, entre outros compostos que nos proporcionam os benefícios como a prevenção de câncer, de estresse oxidativo, da inflamação, entre outros.

Hidrata

Além de tomar bastante água, ao consumir alimentos ricos em água é uma boa forma de manter o seu corpo hidratado. Cerca de 92% da melancia é toda composta por água.

Se você não gosta tanto de beber água, um suco da melancia, ou a própria melancia em bons pedaços são ótimas alternativas para manter a sua hidratação e poder usufruir do sabor dos açúcares naturais dessa fruta.

É rica em nutrientes

A melancia contém apenas as 46 calorias por xícara, umas 154 gramas, mas é bem rica em nutrientes. Uma xícara da melancia possui:

  • Vitamina C: 21% da sua Ingestão Diária Recomendada (IDR);
  • Vitamina A: 18% da IDR;
  • Potássio: 5% da IDR;
  • Magnésio: 4% da IDR;
  • Vitaminas B1, B5 e B6: 3% da IDR.

Vitamina C

A vitamina C é um ótimo antioxidante que ajuda muito a prevenir os danos celulares que são causados pelos radicais livres.

Carotenoides

Os carotenoides são uma classe dos compostos vegetais que inclui também o alfacaroteno e o betacaroteno, que o seu corpo converte na vitamina A.

Licopeno

O licopeno é um tipo do carotenoide que também se transforma em vitamina A. Este ótimo potente antioxidante dá a cor vermelha aos alimentos vegetais, como os tomates e a melancia, e está ligado a muitos outros benefícios para a saúde.

Cucurbitacina E

A cucurbitacina E é um tipo de composto vegetal com os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Ajuda a prevenir o câncer

Pesquisadores que estudaram bastante o licopeno e os outros compostos vegetais presentes na melancia descobriram que existe uma correlação entre o consumo do licopeno e o menor risco de ter câncer do sistema digestivo.

Além disso, a cucurbitacina E, um outro composto presente na melancia, também já demonstrou ser capaz de diminuir bastante o risco de tumores.

Benefícios da Melancia

Pode melhorar a saúde do seu coração

As doenças que são de origem cardiológica são a principal causa das mortes no mundo.

Alguns hábitos da vida e da alimentação adequados ajudam a reduzir bastante o risco de derrame e de ataque cardíaco, reduzindo também a pressão arterial e os níveis do colesterol.

Algumas substâncias presentes nesses alimentos saudáveis como a melancia ajudam muito a diminuir o risco das doenças cardiovasculares. Um estudo sugere que o licopeno ajuda bastante a diminuir o colesterol, a pressão sanguínea e também o dano oxidativo.

A melancia também contém a citrulina, um tipo de aminoácido que pode aumentar os níveis do óxido nítrico no seu organismo, o que ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem, e consequentemente, reduzem a pressão arterial.

Outras vitaminas e minerais estão presentes na melancia também são bons para o nosso coração, como as vitaminas A, a B6, a C, o magnésio e o potássio.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *