Aprenda a seguir uma deliciosa receita de surubim grelhado. Além de muito deliciosa, é super prática e fácil de fazer.
Ingredientes
- 200 gramas do lombo do Surubim
- 1/2 unidade do limão tahiti
- 10 ml da manteiga de garrafa
- Sal a gosto
- Alho a gosto
- Pimenta a gosto
Para o Molho
- 1/2 unidade do maracujá
- 1 unidade da laranja (apenas o suco)
- 1/2 unidade do limão (apenas o suco)
- 2 colheres de sopa do açúcar
- 1 colher de chá do amido de milho
Para o acompanhamento
- 80 gramas de abacate
- 80 gramas de manga rosa
- 10 gramas de pimentão vermelho
- 10 gramas de pimentão amarelo
- sal a gosto
- limão a gosto
- pimenta a gosto
Modo de preparo
Temperar bem o lombo de Surubim com o limão, com o sal e a pimenta.
Deixar o lombo marinar (descansar) durante os 30 minutos, após este tempo, grelhar todo o peixe com manteiga em uma chapa ou em uma frigideira já pré-aquecida a 120°C. O tempo de cocção é de aproximadamente uns 10 minutos.
Cortar a manga em forma bastões e temperar bem. Coloca-las na frigideira e grelhar com manteiga até dourar todos os lados.
Cortar todo o abacate em cubos médios e picar também os pimentões, em seguida misture todos os ingredientes e finalize com azeite de oliva, com o limão, sal e a pimenta a gosto.
Para a elaboração do seu molho derreta todo o açúcar em uma frigideira por 1 minuto, adicione também o suco do limão, da laranja e do maracujá, deixe reduzir por uns 3 minutos e acrescentes o também amido reduzido em 5 ml de água.
Para montar o prato: Posicione bem o Surubim no centro do seu prato. Ao seu redor distribua todos os bastões da manga grelhada e coloque também a salada de abacate. Finalize com a redução do seu molho cítrico.
O que é surubim?
Surubim é uma espécie de peixe bastante aclamado pelos pescadores. Sua grande versatilidade permite que esse animal possa viver com muita tranquilidade no oceano e nos pequenos lagos, o que também facilita os lucros.
Mesmo em fase de crise, o Brasil é bastante reconhecido pelo mundo todo pela grande fartura dos peixes. Entretanto, mesmo com esse alto volume de produção, os números ainda não são tão suficientes para toda a demanda que já existe.
Hoje, a exportação do nosso pescado é um dos grandes potenciais de todo o nosso mercado. Competindo, dessa maneira, diretamente com peixes que são consumidos com uma frequência maior, que é o caso do salmão.
Embora seja um peixe bem mais fácil de criar que outras espécies do nosso mercado, são necessários alguns cuidados para que a sua proliferação seja mesmo sucedida. Isso porque o surubim é bem sensível a determinadas situações e de ambientes. Entre eles:
- Água danificada: Cuidar do surubim assim como de qualquer outro tipo de peixe requer uma boa higienização do local. Por isso, antes de colocá-los na água, é sempre necessário um processo de limpeza bem profunda para não atrapalhar a saúde desses animais. A bactéria, além de tirar a sua produtividade, pode matá-lo. Desse modo, trazendo alguns prejuízos para o criador.
- Descarte correto: Descartar o lixo nos locais que são corretos faz com que eles não cheguem até a água, mantendo toda a integridade do peixe. O solo é um grande e um dos principais responsáveis pela contaminação dos rios.
O surubim doente ou portador de algumas bactérias não é mesmo comprado por nenhum tipo de mercado. Visto que, também pode ser muito prejudicial para a saúde de quem o consome.
Agora você já sabe como preparar seu Surubim, aproveite e deguste essa maravilha.
Deixe um comentário