Esse é um verdadeiro clássico, que combina com croutons crocantes, a alface fresquinha e o molho cremoso, ganha todo o reforço do frango desfiado. Assim, pode até virar a salada-refeição ou, em porções bem menores, a entrada caprichada.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de chá de pão amanhecido bem cortado em cubos de 1 cm
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Leve uma frigideira antiaderente para o fogo médio. Quando começar aquecer, regue com 2 colheres de sopa de azeite e depois acrescente os cubos de pão. Tempere bem com sal e mantenha no fogo médio por cerca de 5 minutinhos, mexendo de vez em quando, até ele dourar.
- Transfira os seus croutons para uma travessa e depois deixe esfriar completamente antes de poder armazenar ou servir – eles ficam bem mais crocantes depois de mais frios.
PARA ARMAZENAR
Os croutons permanecerão crocantes por até uns 15 dias, armazenados num pote com o fechamento hermético na temperatura ambiente. Eles também servem de um ótimo acompanhamento para outras saladas, para sopas ou para massas.
INGREDIENTES
- 1 maço da alface-romana
- 1 filé de peito do frango (250 gramas)
- ½ cebola
- 1 xícara de chá de maionese caseira
- 3 filés da anchova
- 3 colheres de sopa de água filtrada
- ¼ de xícara de chá de queijo parmesão ralado bem fino
- 1 dente de alho pequeno e descascado
- caldo de ½ limão
- tiras da casca do limão
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
MODO DE PREPARO
- Lave bem as folhas do alface sob a água corrente. Depois transfira para uma tigela, cubra com a água, misture o bactericida da sua escolha e depois deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, prepare o seu frango.
- Prenda a folha do louro na cebola, espetando bem com os cravos e transfira para uma panela mediana. Adicione o filé de frango e as suas tiras da casca de limão. Cubra com amos água e leve ao fogo alto, o filé deve estar completamente imerso na água, cerca de 1,250 litro já é suficiente. Deixe então cozinhar por 2 minutos contados após a sua fervura, desligue o fogo e depois mantenha o seu frango na panela com água quente por mais uns 5 minutos – assim ele cozinha bem sem ficar ressecado.
- Com uma pinça, transfira o seu frango para um prato e depois desfie o filé ainda quente com 2 garfos.
- Retire as folhas do alface da água e deixe escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo da sua tigela. Enxágue sob água corrente, depois transfira as folhas para uma centrífuga de saladas e as seque bem.
- Descasque também o alho e bata em um pilão com uma pitadinha de sal e a anchova até formar um tipo de pastinha. Transfira também para uma tigela e junte a maionese, o seu queijo parmesão, o caldo do limão e a água. Misture bem com alguma espátula e se preferir um molho que seja mais fluido acrescente mais água. Atenção: o seu parmesão e a anchova já são bem salgadinhos, não é preciso temperar com mais sal.
- Numa tigela bem grande, rasgue as suas folhas de alface grosseiramente. Junte com o frango desfiado, regue com o molho e misture bastante. Sirva a seguir com os croutons.
JÁ TENHO O FRANGO!
Boa. Você pode utilizar o peito de frango que já está cozido, por exemplo o que você pescou do seu caldo de frango, ou mesmo com as sobras de um frango assado. Considere 1 ½ xícara de chá do frango cozido e também desfiado para a receita.
Deixe um comentário