Para passar no seu pão, para colocar no recheio da sua torta, para fazer a calda do seu suflê de goiabada, para nunca mais precisar comprar a versão ultraprocessada. Saiba agora mesmo como preparar.
INGREDIENTES
- 1 litro de leite integral do tipo A
- 2 colheres de sopa de caldo de 1 limão
- 25 gramas de manteiga em temperatura ambiente com cerca de 1 ½ colher de sopa
- ½ colher de chá de sal
MODO DE PREPARO
- Coloque todo o leite numa panela média e leve ao fogo alto. Assim que ele ferver, reserve ½ xícara do leite e depois desligue o fogo. Junte o caldo do limão e misture delicadamente.
- Deixe o ácido do limão agir por cerca de uns 5 minutos, até ele talhar, o leite deve formar os grumos, com uma parte sólida branca bem mais visível, imersos num líquido que fica levemente amarelado. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver novamente. Desligue, mexa e espere por mais alguns minutos até talhar.
- Forre a peneira com um pano de algodão bem fino (ou um filtro de papel) e coloque sobre uma tigela funda. Despeje o leite talhado na sua peneira e, com uma colher ou com uma espátula de silicone, pressione a mistura para extrair o máximo do soro.
- Transfira o queijo drenado para o seu liquidificador, junte a ½ xícara de chá de leite morno reservado, a manteiga e também o sal. Bata bem até formar um creme mais liso, caso seja necessário, pare de bater e raspe bem a lateral do liquidificador com a espátula.
- Transfira todo o requeijão para um pote de vidro e o deixe esfriar completamente antes de tampar. Depois leve para a sua geladeira por, no mínimo, 2 horas para ele terminar de firmar.
VALIDADE
O requeijão caseiro dura em média 5 dias armazenado num pote com o fechamento hermético na geladeira.
Você sabia que o requeijão existe por causa dos brasileiros?
O queijo veio para o Brasil junto com os franceses, mas o requeijão caseiro foi criado terras brasileiras. Confira um pouco da história dessa delícia a seguir.
Pouca gente sabe disso, mas o requeijão caseiro é uma invenção brasileira. A história do queijo aqui no Brasil tem ligação com a chegada dos franceses no nosso país. No entanto, esse alimento se adaptou muito bem por aqui que levou à invenção do requeijão.
Como ele foi criado
Segundo a Lucinha Nunes, uma cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira, foi o ritual do chá colonial que deu a origem ao requeijão caseiro.
Na casa dos coronéis acontecia uma espécie de disputa sobre a qual servia o melhor chá da tarde. Assim, as sinhás sempre inventavam novos pratos e, aí, teria surgido uma das primeiras versões do requeijão caseiro numa dessas tardes.
Entretanto, essa versão mais cremosa e melhorada que temos do requeijão atualmente, foi uma “modernização” realizada estrategicamente por um fazendeiro e por empresário de Minas Gerais.
Moacyr de Carvalho Dias estava em busca de utilização para a produção de leite extra da sua cooperativa. Então, durante uma viagem nas suas férias e algumas visitas a fábricas que ele teve a ideia de então produzir o requeijão a partir do leite desnatado e acrescentar o creme de leite na mistura.
O visionário chegou a fazer mais de 600 receitas para chegar no requeijão lisinho, homogêneo e bem delicioso que conhecemos hoje. Aí, começou a ser comercializado no ano de 1952, mas em formato de tablete – como os de manteiga. Por fim, a embalagem de copo que dá nome ao famoso “copo de requeijão” no ano de 1955.
Deixe um comentário