Receita de Brigadeiro Caramelizado

O brigadeiro é “coisa nossa”. Esse maravilhoso quitute de leite condensado, chocolate em pó e a manteiga nasceu nas mãos da doceira carioca chamada de Heloísa Nabuco de Oliveira. Em 1946, ela criou esse docinho para vender e arrecadar os fundos para a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, o seu candidato favorito.

Não demorou muito para essa novidade se tornar a guloseima mais famosa e pedida nas reuniões dos cabos eleitorais e receber esse apelido de “docinho do brigadeiro”. O brigadeiro Eduardo Gomes não venceu essas eleições, mas ganhou uma grande homenagem. O brigadeiro, em todas as suas versões, é um dos doces que é mais amado no Brasil.

Veja agora a receita do brigadeiro caramelizado:

INGREDIENTES:

Brigadeiro

  • 395 gramas de leite condensado
  • 10 gramas de farinha de trigo
  • 20 gramas de Cacau em Pó Alcalino
  • 100 gramas de Cobertura Premium Sabor Chocolate ao Leite

Calda de Caramelo

  • 250 gramas de Açúcar Colorido Branco Mil Cores
  • 150 ml de água
  • 20 gramas de glucose
  • 10 ml de vinagre branco

MODO DE PREPARO:

Brigadeiro: Em uma panela com fundo grosso, coloque o leite condensado, as 10 gramas da farinha de trigo e o Cacau em Pó, mexa bem até ele dissolver. Em seguida, acrescente a Cobertura ao Leite e depois leve ao fogo até ficar no ponto de enrolar. Retire e reserve.

MONTAGEM E DECORAÇÃO:

Calda de Caramelo: Em uma panela com o fundo grosso, coloque o Açúcar Branco, as 150ml de água, a glucose e o vinagre branco, leve ao fogo sem mexer muito até ficar na cor de guaraná. Enrole o brigadeiro e depois espete em um palito, passe no caramelo ainda bem quente e coloque sobre um tapete de silicone. Depois de bem seco retire o palito, e coloque em forminhas decorativas.

brigadeiro caramelizado

História do brigadeiro: saiba como ele foi criado

O brigadeiro é mesmo uma paixão nacional. Não à toa, esse doce tem uma data só para ele: dia 10 de setembro marca o Dia do Brigadeiro, dessa iguaria super deliciosa que faz parte do nosso dia a dia. Ele merece mesmo! Afinal, leva poucos ingredientes, é super fácil e rápido de fazer. Mas qual é a verdadeira história do brigadeiro?

A história e como ele foi inventado o mais famoso e apreciado docinho de festa. O Brigadeiro foi inventado aqui no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era bem difícil conseguir leite fresco e o açúcar para se fazer as receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura do leite condensado e do chocolate resultava em um docinho super gostoso (Brigadeiro para presidente).

Ainda faltava dar um nome para esse novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente aqui do Brasil, e um dos candidatos era o senhor Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda bem engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro”. Suas eleitoras batizaram esse doce em homenagem a esse candidato.

Esse candidato conquistou um grande grupo de fãs do Pacaembu, um bairro de São Paulo, que organizaram as festas para promover a sua candidatura. A guloseima feita de leite, de ovos, de manteiga, de açúcar e chocolate tanto agradou que, numa dessas festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar os fundos.

As mulheres que trabalhavam nessa campanha, em vez de entregar o “santinho” tradicional do candidato, elas distribuíam o docinho para ganhar votos. Com o tempo o nome de “brigadeiro” teria sido dado a esse doce. De qualquer forma, apesar do apoio que foi recebido, Eduardo Gomes perdeu essa eleição para Eurico Gaspar Dutra.

Durante a década dos anos 50 o nome foi abreviado e esse doce espalhou-se por todo o país, sempre com uma excelente recepção.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *