Receita de Bolinho de Chuva Tradicional

O bolinho de chuva tradicional é um quitute que ativa muitas memórias afetivas em muitas pessoas. Por ser bastante conhecida como uma receita tradicional das avós, muitos de nós passamos a nossa infância consumindo o bolinho de chuva.

Mas você conhece a origem do bolinho de chuva e tudo sobre ele? Então hoje vou te contar todos os detalhes sobre esse quitute tão tradicional e muito saboroso.

O que é um bolinho de chuva?

Sua receita, feita com basicamente a farinha de trigo, o ovo, o leite e fermento é bem semelhante com a receita dos bolos tradicionais, o que muda é seu formato e o modo do seu preparo, que não vai ao forno e sim é frito no óleo quente.

Seu formato é de bolinhas e depois para finalizar, passamos os bolinhos em uma mistura de açúcar e da canela em pó, garantindo um sabor ainda mais saboroso. Algumas pessoas optam também por recheá-lo, garantindo um sabor ainda melhor.

Qual a origem do bolinho de chuva?

Assim como muitos dos nossos pratos, o bolinho de chuva também veio de Portugal. Mas ao contrário de muitos outros, se popularizou muito no Brasil por causa do programa Sítio do Pica Pau Amarelo. A famosa cozinheira desse programa, a tia Anastásia, sempre fazia bolinho de chuva para as suas crianças.

O bolinho é uma receita que se parece muito com os sonhos que são vendidos em padaria, que também é um doce dos portugueses. Também é conhecido como o bolinho das negras, por terem sido preparados para as mulheres escravas, era um costume servi-los durante a tarde.

 bolinho de chuva

Por que o nome bolinho de chuva?

Várias lendas rondam a origem do nome bolinho de chuva. Uma das histórias que é mais famosa, é que para manter as crianças dentro da casa nos dias chuvosos, as mães e as avós faziam bolinhos para que elas ficassem bem felizes.

Como é feito o bolinho de chuva?

A receita do bolinho de chuva é super fácil e rápida de ser feita. Usando poucos ingredientes, você basicamente mistura tudo até obter uma massa bastante homogênea e bem cremosa. Então é só aquecer bem o óleo e depois jogar colheradas da massa no óleo para poder fritar.

Receita do bolinho de chuva

Para deixar a sua tarde ainda mais saborosa e bem aconchegante, você vai precisar de ovos, de açúcar, fermento em pó, leite e a farinha de trigo. Além do óleo para fritar os seus bolinhos em imersão e açúcar e a canela para polvilhar.

Caso sobre a massa, jamais armazene, pois ela pode estragar com facilidade. Frite todos os seus bolinhos e guarde para depois ou você pode distribuir para as pessoas próximas.

INGREDIENTES

  • 9 colheres da farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 150 ml de leite
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 colher do fermento em pó

MODO DE PREPARO

  • Peneire a sua farinha de trigo e coloque o ovo, em seguida, aos pouquinhos, coloque o leite e mexa bem.
  • Adicione também o açúcar e por último coloque o fermento, mexa bastante até obter uma massa bem homogênea.
  • Aqueça o óleo e frite-os.

Apesar de ser consumido sozinho, o seu bolinho de chuva também pode receber um upgrade e alguns acompanhamentos que deixam ele ainda mais gostoso. Você pode colocar já na massa do bolinho, pedacinhos de banana ou molhar o bolinho no doce de leite, brigadeiro ou Nutella.

Essa é uma receita muito saborosa, que pode ser consumida tanto quentinha, quanto no dia seguinte. O importante mesmo é armazená-la em um pote fechado para que se mantenha bem macio e com o sabor único.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *