Vem aprender aqui comigo o passo a passo de como preparar o pé de moleque super simples e tradicional com poucos ingredientes, feito com o amendoim torrado que fica bem durinho e crocante igual aqueles de venda.
Sempre que estou viajando, eu gosto de parar nessas vendinhas de beira de estrada, normalmente lá você encontra aquele doce de pé de moleque bem grande e também os pequenos.
Como sou muito apaixonado por um doce e totalmente viciado em pé de moleque, eu sempre compro bastante para ter na minha casa. Mas recentemente eu aprendi a preparar o pé de moleque caseiro do jeito mais fácil que já vi.
É realmente muito simples mesmo, você não vai acreditar como é bastante prático e depois vai querer fazer sempre em sua casa. Ainda mais agora que já estamos perto do mês de junho, que é uma ótima oportunidade para fazer essa receita de pé de moleque bem simples para sua festa junina, para festa de são joão e também para poder vender na quermesse.
Quem é que nunca comeu um pé de moleque na sua infância?! Essa é a hora de fazer na sua casa esse doce tradicional de festa junina.
INGREDIENTES
- 3 xícaras de chá do amendoim crú
- 2 xícaras de chá do açúcar
- 1 xícara de chá do Karo
- 1 colher de chá do bicarbonato de sódio.
MODO DE PREPARO
- Em um recipiente mais fundo, mistura todo o amendoim, o açúcar e também o Karo, leva-se ao forno por uns 10 minutos em potência alta, mexendo algumas vezes.
- Depois retire do microondas e acrescente também o bicarbonato, mexa bem e despeje tudo imediatamente em uma pedra mármore que esteja untada com a margarina. Deixe esfriar e quebre em pedaços menores.
É realmente muito difícil conhecer alguma pessoa que não goste mesmo de amendoim, a não ser as pessoas alérgicas, e nesse caso sentimos mesmo muito! Em qualquer tipo de apresentação, o amendoim é super bem perfeito, e em pratos doces, então, nem se fala!
Na contramão, encontramos algumas pessoas que jamais provaram a rapadura, um doce típico árabe bastante consumido na Europa e no nordeste brasileiro, igualmente incrível.
De onde veio o nome “pé de moleque”?
Essa iguaria teve a sua verdadeira origem na época colonial brasileira, no século XVI com ao advento da cana-de-açúcar no país na Capitania de São Vicente, e eram mesmo vendidos como os quitutes nas feiras de rua. Esse doce era realizado e depois deixe descansando nas bancadas, e foi assim em uma dessas ocasiões como essa que se deu o nome a sua forma!
As crianças dessa época bem como as de hoje tinham os seus momentos de fazer arte e de travessura, quando passeavam pelas bancadas e verem todos aqueles doces sobre a mesa sem nenhuma supervisão, corriam muito rápido e realmente desfalcavam toda a mesa, saindo correndo com os doces.
Por conta disso, as quituteiras, para avisar esses meninos arteiros que não era necessário furtar os doces, gritavam “pede, moleque!”. Isso se repetiu por várias vezes que o nome oficial do doce ficou como o “pé de moleque” de tanto ser utilizado no cotidiano a expressão, que foi passada de geração em geração, se difundindo por todo o Brasil todo sendo habitualmente utilizada até hoje!
Existem outras peculiaridades também no nome dessa guloseima. Após a propagação desses gritos de “pede moleque”, começaram a ser notadas as mais ligações ainda entre a aparência desse doce e os pés descalços da molecada: por andarem sem os sapatos por muito tempo, os pés das crianças acabavam por ser “cascudos” e pouco delicados.
Deixe um comentário