Como fazer o melhor peru assado? Confira as Dicas

O tão esperado peru de Natal é tão saboroso e não deveria ser comido apenas no mês dezembro. Por isso, você pode fazer essa receita maravilhosa mais vezes ao ano e deliciar-se com esta ave de carne super macia. Veja a receita a seguir.

INGREDIENTES

  • 1 peru com cerca de 5 kg
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 4 latas de cerveja
  • 4 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho
  • 200 g de bacon em fatias
  • 100 g de manteiga cortada em forma de cubos

MODO DE PREPARO

  1. Para manter essa textura, o certo mesmo é descongelar o peru de maneira lenta e bem uniforme. Para isso, coloque o seu peru ainda na embalagem sobre uma assadeira grande e leve para a sua geladeira. Deixe descongelando por cerca de 2 dias.2. Retire o peru (já descongelado) da geladeira e separe os seus miúdos (você pode reservar na sua geladeira para uma outra receita). Como não fácil de encontrarmos mais no mercado o peru sem o tempero pronto, siga os passos aqui a seguir para poder amenizar o sabor artificial: coloque o peru em uma tigela grande e lave ele sob água corrente. Cubra com a água limpa e deixe de molho por pelo menos 10 minutos. Descarte a água e repita esse mesmo processo mais uma vez, isso serve para poder tirar o excesso do tempero do peru. Enquanto isso vá preparando os outros ingredientes.
  2. Descasque e pique bem fino as cebolas e também os dentes de alho. Reserve.4. Após 20 minutos de molho, transfira o seu peru para um escorredor e deixe sair toda a sua água. Volta com o peru para a tigela, adicione o seu alho picado e a cebola também picada, junte as folhas de louro e as de tomilho. Regue com a cerveja e depois cubra com filme. Leve o peru para a geladeira e deixe marinar por doze horas.

    5. Retire o seu peru da geladeira 30 minutos antes de assa-lo, ele deve estar em uma temperatura ambiente na hora de ir para o forno. Pré-aqueça o seu forno a 220 ºC (temperatura bem alta).

  3. Assim que o seu forno estiver aquecido, transfira então o peru para a assadeira, com o seu peito virado para baixo. Regue bem com a marinada e acrescente os cubos da manteiga. Disponha as fatias do bacon sobre o dorso do seu peru e cubra a assadeira com o papel-alumínio. Leve ao forno para poder assar por cerca de 3 horas, mas a cada meia hora, abra o seu forno, retire o papel alumínio do peru e com uma concha, regue o seu peru com a marinada; depois cubra novamente com o papel alumínio e feche o seu forno para terminar de assar.7. Quando faltar uns 30 minutos para o final do seu cozimento, retire do forno o peru e descubra a assadeira. Com o auxílio de 2 espátulas, vire o peru com bastante cuidado. Volte ao forno para terminar de assa-lo e o peito dourar bem.

    8. Retire a assadeira do seu forno e transfira o peru para uma travessa grande. Descarte as folhas de louro, transfira todo o líquido da assadeira para o copo do liquidificador e bata até ficar bem liso. Sobre uma molheira, passe todo o molho por uma peneira.

  4. Na hora de servi-lo, prenda as coxas do peru com um lacinho de fita e sirva com o molho ainda bem quente.

Como fazer o melhor peru assado

Por que comemos peru no Natal?

O Natal é uma grande tradição muito antiga e as suas origens vêm de muito tempo antes mesmo do nascimento de Cristo, evento em que celebramos na data. Mas você já sabe por que comemos o peru no Natal?

Existe um motivo! Isso iniciou com os índios norte-americanos, que criavam muito o peru em suas aldeias. A ave sempre era servida nas suas oferendas pois ela era considerada um símbolo de grande fartura, por ser uma ave grande e que podia alimentar muitas pessoas.
A inserção desse peru nos continentes europeu e americano, incluindo aqui o Brasil, na data do nascimento de Cristo acabou iniciando com a janta de Natal passasse a ser considerada uma verdadeira ceia.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *