A carne de frango é muito utilizada por várias pessoas ao redor do mundo em seus pratos. Por sua praticidade e facilidade nos preparos, o frango faz parte de várias receitas, como sopas, tortas e outros preparos culinários.
Em 2020, o frango ultrapassou a carne bovina e suína pela primeira vez na história em quantidade consumo ao redor do mundo, tornando-se a proteína mais ingerida mundialmente. Estima-se que seja uma situação transitória.
Porém, nota-se que a carne que provém dos frangos é bem apreciada pelo mundo, sendo que aqui no Brasil ela é consumida de formas bem criativas, seja no recheio de salgados, em cremes de galinha ou em outras formas.
O frango é considera uma fonte de proteína magra, indicado para pessoas que querem emagrecer consumir. Além disso, a carne de frango possui baixas quantidades de gordura saturada, em comparação com a carne bovina.
Outros benefícios: a carne que provém dos galináceos é uma boa fonte de vitamina B6, que favorece a saúde do coração, ajudando a prevenir ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares.
Falando do complexo B de vitaminas, o frango contém, além da vitamina B6, a B3, que em conjunto, dão energia ao corpo e combatem o cansaço. Se você sente indisposição, consumir frango lhe oferece esses benefícios.
Mas, na hora de consumir a carne e aproveitar seus nutrientes, além do bom sabor, é preciso saber os devidos preparos, como fazer a limpeza correta do frango. Como limpar a carne dos galináceos e aproveitá-la na cozinha?
Descongelando o frango
Antes de utilizar o frango na cozinha, é importante descongelá-lo. Tire a carne do congelador, de preferência horas antes do cozimento, espere o frango descongelar e depois siga para os próximos passos da limpeza.
Limpando o frango
É preciso fazer a limpeza correta do frango. Quando o compramos no supermercado ou na feira, ele vem em seu estado bruto, exceto se já for algum processado por indústria vindo em bandejas.
Mas os frangos geralmente ainda vêm com parte de suas estruturas internas, como os rins, arredondados e de coloração vermelho-escura. Além disso, tire os nervos e o couro, para que a limpeza retorne um resultado mais agradável.
Lavando o frango
Após feita as devidas limpezas na carne, é preciso lavá-lo. O processo de lavagem pode ser feito em água corrente, para que o frango seja limpo de maneira eficiente.
Algumas cozinheiras utilizam limão e vinagre para que o frango fique mais limpo e perca o odor característico de carne. Você pode utilizar metade de um limão para limpar a carne, tomando cuidado para não exagerar, pois, pode ficar com sabor depois.
Depois da lavagem
Depois que o frango for lavado, tanto por fora e por dentro, ele estará pronto e limpo para o que for necessário. Caso você for cozinhá-lo ou assá-lo em seguida, é recomendado deixar o frango marinando no tempero por algumas horas.
Caso queira armazenar para o cozinhar depois, guarde-o em um saco plástico vedado e em recipientes limpos, armazenando-o na geladeira para processos posteriores.
Deixe um comentário