Neste artigo vou te ensinar de forma bem didática como cozinhar feijão de forma a ter um do jeito que você gosta e também faço uma lista com os feijões mais consumidos no Brasil.
Como Cozinhar Feijão
- a) Primeiro espalhe todos os feijões em cima de uma mesa ou bancada e faça uma seleção, separando os que tiverem com furinhos indicando a presença de alguma praga, mofo ou deformação,
- b) Uma vez escolhidos, deixe-os hidratando em boa quantidade de água (o suficiente para cobrir bem a quantidade de grãos), para que amoleça e economize tempo no fogão, pode se deixar de um dia para o outro ou no mínimo 1 hora,
- c) Depois de hidratados, jogue fora agua e coloque os grãos dentro de uma panela de pressão, cobrindo de agua em pelo menos 2 dedos acima dos grãos. Eu acho mais prático cozinhar o feijão sem nenhum tempero, pois eu sempre cozinho em grande quantidade (para aproveitar o fogo) e congelo em porções menores, isto facilita muito meu dia-a-dia. Deixe em fogo baixo, quando a panela começar a soltar pressão, marque 20 minutos desligue o fogo e deixe-o lá terminando o cozimento lentamente. Se prefere caldo mais denso, deixe mais uns minutos.
- d) Para temperar eu gosto de picar cebola e bacon, coloco primeiro o bacon para dourar, e depois a cebola, misturo a quantidade de feijão que vou servir e acerto o sal. Se quiser pode acrescentar outros ingredientes como paio, calabresa defumada, entre outros.
Mas você conhece todas as espécies de feijão que temos no Brasil? Fizemos uma seleção para você conferir tudo que temos por aqui:
Tipos de Feijão encontrados No Brasil:
Feijão Carioca ou Carioquinha
Feijão Carioca ou Carioquinha
Sem dúvida alguma é o feijão mais produzido e comercializado no Brasil, detem 85% das vendas, é um feijão que dá um caldo amarronzado, grosso e muito saboroso. Suas cores tem um tom bege para marron, com listras e faixas com marrom mais escuro, tem casca fina e agrada muito o paladar do brasileiro. Como Cozinhar Feijão Carioquinha é basicamente o mesmo processo e tempos dos demais.
Feijão Preto
Feijão Preto
O feijão carioquinha é mais consumido em São Paulo e o Feijão preto adivinhem? É o mais consumido no Rio de Janeiro e também no Rio Grande do Sul. Muito usado para a tradicional Feijoada é um grão firme, deixa o caldo num tom um pouco mais escuro e pela sua resistência no cultivo, também ganhou muitos produtores e mantém o produto em todos os mercados do país. Como Cozinhar Feijão Preto você pode experimentar cozinhar junto com carnes secas, fica excelente.
Feijão Branco
Feijão Branco
Muito usado na culinária francesa o Feijão Branco tem um caldo bem mais ralo que o Carioca e o Preto, possui uma casca fina, um tamanho maior e mais alongado comparado aos outros tipos, é no Brasil é usado muito pratos frios, como saladas ou caldos ou ensopados, além da dobradinha. Como Cozinhar Feijão branco, dado o seu tamanho, leva mais tempo de cozimento também de 25 a 30 minutos na pressão.
Feijão fradinho ou Feijão de Corda
Feijão Fradinho
Também conhecido como feijão verde ou feijão de corda é utilizado principalmente na culinária nordestina, ingrediente principal do acarajé, produz um caldo muito saboroso, ligeiramente frutado, grãos firmes. O processo de cozimento é igual os outros tipos.
Feijão Cavalo
Muito utilizado em saladas, principalmente na região Sul do país onde também é servido para acompanhar o churrasco, o Feijão Cavalo não produz muito caldo, tem o grão bem firme e uma coloração marrom-avermelhada.
Feijão cavalo
Feijão Rajado
Feijão que tem um sabor levemente adocicado, conhecido no mundo todo como Sugar Bean, possui o grão mais longo com cor predominantemente beje e rajadas avermelhadas, puxando para o vinho.
Rico em vitamina B1 e vários outros minerais. Como Cozinhar Feijão Rajado: deve seguir as orientações já colocadas no início deste artigo.
Feijão Rajado
Feijão Jalo
Também com sabor levemente adocicado o Feijão Jalo produz um caldo bem incorpado e consistente. Muito usado na comida mineira, no Tutú, no Feijão Tropeiro, mas é pouco consumido no país, seu consumo forte mesmo está nos países árabes.
Feijão jalo
Feijão Rosinha
Como próprio nome diz é um feijão Rosado que quando cozido produz um caldo claro adocicado, e muito grosso. Antigamente era muito usado, mas atualmente é raro de se encontrar, isto porque seu grão é muito frágil e fica suscetível a doenças e pragas encontradas no campo.
Feijão Rosa
Feijão Azuki ou Adzuki
Feijão cheio de proteínas, fibras e carboidratos complexos, possui ação antioxidadente e um ótimo aliado a imunidade e contra a diabetes. De sabor adocicado é originário do Japão e no Brasil é bem pouco cultivado. Para cozinhar o feijão azuki deve seguir os mesmos procedimentos para os outros tipos de feijão.
Feijão Azuki
Feijão Bolinha ou Manteiga
Muito raro de ser encontrado atualmente, este feijião de cor esverdeada, tem um sabor muito agradável, mas por ser muito suscetível a pragas os produtores só o produzem sob encomenda.
Feijão Bolinha
Feijão Roxinho
Outro feijão de cor avermelhada, este feijão de textura macia produz bom caldo e é bem consumido em Minas Gerais e São Paulo.
feijão roxinho
Feijão Mulatinho
Lembra muito o feijão carioca, mas não tem as mesmas listras. Outro feijão que praticamente sumiu das prateleiras, mas produz um sabor leve, suave e ótimo caldo. Como Cozinhar Feijão Mulatinho é basicamente igual os outros.
Feijão Mulatinho
13 – Feijão Vermelho
Também usado como ingrediente no feijão tropeiro, o Feijão Vermelho é muito consumido no Brasil, um feijão de tamanho grande, produz ótimo caldo.
Feijão Vermelho
Feijão está presente no prato dos brasileiros
Um alimento muito rico em fibras, minerais, vitaminas, lipídios, compostos fenólicos, fonte de proteína e carboidrato, o feijão é muito usado no Brasil. A maior parte dos brasileiros consomem feijão em, pelo menos, uma refeição diária.
Espero que sua dúvida de Como Cozinhar Feijão tenha sido esclarescida. Mas se não foi, use os comentários abaixo deste artigo, terei prazer em responder.
Se você quiser aprender mais sobre a história do feijão e suas espécies encontrará mais informações neste artigo: Feijão
Deixe um comentário