Bolo de milho verde

O milho é um alimento muito delicioso, bem nutritivo e cheio de histórias e até algumas incógnitas por aí. Com ele, podemos fazer diversos tipos de comida, tanto doces como o curau, a pamonha, os cremes, quanto salgados como as farinhas, além disso, é possível comê-lo com os recheios e os temperos de seu gosto.

O milho possui as diversas variedades, são elas: Milho doce, o dentado, duro, mole e o de pipoca. Essas variações possuem diversas características bem diferentes, como a sua textura, o sabor, as cores e as suas utilidades também, principalmente nos processos industriais.

O bolo de milho apresenta as histórias interessantes do seu uso, desde quando se originou, até ele ser domesticado pelos nossos ancestrais e depois seguir para a nossa geração. Vamos conhecer um pouco melhor sobre esse doce delicioso e também aprender como preparar um para a família.

A história do bolo de milho

O milho em si possui várias incógnitas quando está relacionado com a sua origem, já que ele é um alimento que depende de muitos cuidados, planejamento e outros fatores bem importantes para o seu cultivo, como o clima, preparação do solo, a sua safra, entre outros.

O bolo de milho foi um dos alimentos que esteve muito presente nesses tempos antigos, de acordo com as pesquisas, ele era um doce que estava totalmente ligado diretamente com a cultura dos índios tupis guaranis.

Na tribo, ele era também conhecido como Mbojape, e normalmente era feito quando ocorria algum tipo de evento importante, como por exemplo o batizado de uma criança. Portanto, algumas especificações e alguns doces já eram consumidos pelos índios e pela população da época.

Receita do bolo de milho

INGREDIENTES

  • 2 xícaras do milho diretamente da espiga
  • 1 xícara de farinha de trigo sem o fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1 e 1/2 xícara do açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 1 pacotinho do coco ralado
  • 1 colher de sopa rasa de fermento

MODO DE PREPARO

  • Bata no seu liquidificador o milho que foi retirado da espiga, o leite, ovos e também a margarina.
  • Bata bem até triturar todo o milho.
  • Em seguida, coloque toda a mistura na batedeira, acrescentando também a farinha de trigo o açúcar, coco ralado e, por último, o fermento.
  • Unte bem uma forma com um furo no meio e depois coloque para assar em forno preaquecido a 180º C.
  • Asse o seu bolo por mais ou menos 1 hora ou até ele dourar e quando espetar um garfo o mesmo sair bem limpo.
  • Retire do forno, depois espere esfriar um pouco para desenformar.

Dicas para preparar a sua melhor receita de bolo de milho verde

Na hora de escolher as suas espigas para fazer o seu bolo de milho verde, compre aquelas que estiverem com as palhas bem mais verdinhas e os cabelos bem marrons. Pode parecer mais difícil, mas descascar a espiga do milho é um trabalho bem fácil.

Bolo de milho verde

O aproveitamento do milho

Além do milho ser uma espécie de “cereal” com um alto potencial nutritivo, dele você consegue aproveitar melhor outras coisas também, como os seus fiapos onde fica apresentado como um bom chá que pode ajudar a melhorar o funcionamento dos rins, já que é diurético.

Além disso, o milho é usado em muitos outros processos industriais, então você consegue aproveitá-lo bem para a criação de farinhas, do açúcar, álcool, amido, do combustível, bebida, entre muitas outras coisas, principalmente nesse ramo da culinária.

Então acredite, dele pode-se extrair os diversos componentes para produções das coisas que nem imaginamos, além de possuir um sabor super maravilhoso em seus alimentos.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *